PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

15 DE DEZEMBRO DE 2023

Paróquia Menino Jesus de Praga recebe moção de aplausos pelos 25 anos


Homenagem foi aprovada na 73ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14)



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Presidente Wagnão é autor da homenagem



A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 73ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), a moção nº 234/2023, de autoria do presidente da Casa, vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, de aplausos à Igreja Matriz Menino Jesus de Praga, pelos 25 anos de fundação, que se completarão em 2024. A homenagem será entregue, em data a ser definida, ao pároco Willian Bento.

Em 6 de janeiro de 1999, o bispo dom Eduardo Koaik criou o decreto 033/99, elevando a capela à paróquia. A história de construção do templo começou em 1979, quando a comunidade da baixada do Jaraguá, pertencente à Paróquia São José, já se reunia para orações, mesmo sem ter um espaço. Na ocasião, o então pároco, monsenhor Luiz Gonzaga Juliani e membros da comunidade levantaram uma tenda com mourões e lona em um terreno nas localidades, onde aconteceram as Santas Missas com a presença dos padres redentoristas Ibanez Alves Coelho de Camargo e Elias Pereira da Silva.

Em 30 de agosto de 1979, os irmãos Romeu e Atílio Yamashita passaram o terreno de 750m² para a comunidade. O padroeiro Menino Jesus de Praga foi escolhido por votação e a primeira imagem foi doada por Orlando Carone, devido a uma graça alcançada. Em agosto de 1982, foi dada a benção da pedra fundamental da Capela Menino Jesus de Praga. Na ocasião, foi celebrada uma missa e em seguida foi realizada a primeira festa do padroeiro da comunidade.

A construção contou com a colaboração de voluntários, como o engenheiro Audir Antônio Cominetti que fez a planta conforme o desenho de Eugenio Nardin, fiéis nas diversas fases da obra, bem como doações de materiais de construção por empresários da cidade e também da Paróquia São José. A finalização da laje do primeiro piso, em 1983, possibilitou a celebração da primeira missa na capela.

No dia 30 de janeiro de 1999, aconteceu a instalação da nova paróquia e a posse do primeiro administrador paroquial, padre Claudinei de Souza e Silva. Em 2006, foi inaugurado o Centro Pastoral Monsenhor Rubens Marin, onde são realizadas reuniões pastorais, catequese e crisma. No ano de 2008, as capelas do São Jorge e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passaram a pertencer à Paróquia Menino Jesus de Praga. Hoje, a paróquia também conta com a Capela São João Apóstolo e com as comunidades Peregrinos, São Benedito, Menino Jesus, São Luís, São Miguel, Bom Pastor, Nossa Senhora Aparecida, Maria Nazaré, São Pedro, São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João Apóstolo.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904


Legislativo Wagner Oliveira

Notícias relacionadas