
11 DE JUNHO DE 2018
Equipe da Câmara de Vereadores apresentou o projeto a diretores em encontro na tarde desta segunda-feira (11)
A Câmara de Vereadores de Piracicaba firmou uma parceria com a Diretoria Regional de Ensino, órgão da Secretaria de Estado da Educação, para desenvolver oficinas sobre o Parlamento Aberto em unidades da cidade. Na tarde desta segunda-feira (11), uma equipe do Legislativo participou de encontro com diretores, quando foi apresentado o conceito do projeto e como pode ser relacionado ao conteúdo pedagógico.
“Neste momento que o nosso País está vivendo, temos ansiedade latente, principalmente no jovem, de participação política, de conhecer de forma ética e bem conduzida os assuntos que incomodam a população”, avalia Fábio Negreiros, diretor regional de ensino. “O nosso aluno quer fazer parte (da política), por isso é importante trazer essa transparência e esse envolvimento, e colocar a educação pública a serviço da cidadania. Com certeza, o Parlamento de Piracicaba sai na frente”, disse.
O diretor de Documentação e Transparência da Câmara, Fábio Bragança, fez um histórico do trabalho desenvolvido em Piracicaba que, agora, culmina no projeto Rumo ao Parlamento Aberto. Ele defendeu a importância do diálogo entre o poder público e a sociedade, com o intuito de aprimorar o processo político.
“Essa parceria é um passo importante pelo número de escolas e alunos que podemos atingir, sobretudo por aproximar a Câmara de uma veia educacional e atingir essa população. Se a gente olhar como oportunidade, a gente vai ter um público para ouvir, participar e entender o papel do Poder Legislativo”, disse Bragança.
Servidor do Departamento de Comunicação, o jornalista Erich Vallim Vicente explicou como funciona o Parlamento Aberto, detalhou a parceria, assinada desde 2011, pelo governo brasileiro para ampliar o acesso à informação e a participação política na sociedade, sempre voltado a estimular a inovação e tecnologia e a educação para a cidadania. “É um momento importante de abertura do processo político”, disse.
CONSULTA PÚBLICA – A Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza até o dia 30 de junho a consulta pública sobre o Parlamento Aberto, em que estimula a sociedade a apresentar propostas dentro de quatro temas: 1) Transparência pública; 2) Participação popular; 3) Inovação e tecnologia; e 4) Educação para a cidadania.
Para enviar sugestões, é preciso acessar o site www.camarapiracicaba.sp.gov.br. e fazer um cadastro (que é bem simples).
A iniciativa é da Mesa Diretora da Câmara, biênio 2017-2018, presidida pelo vereador Matheus Erler (PTB); tendo Ronaldo Moschini (PPS), vice-presidente; Pedro Kawai (PSDB), 1o-secretário; e André Bandeira (PSDB), 2o-secretário.