PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MAIO DE 2022

Palestra da Escola do Legislativo destaca gestão de pequenos negócios


Especialista em finanças, Ricardo de Souza apresentou dicas para pequenos empreendedores em evento realizado nesta quinta-feira (19)



EM PIRACICABA (SP)  

Ricardo de Souza ministrou palestra ofertada pela Escola do Legislativo nesta quinta-feira (19)

Ricardo de Souza ministrou palestra ofertada pela Escola do Legislativo nesta quinta-feira (19)

A fala de abertura foi feita por Marcelo Bongagna, assessor do vereador Pedro Kawai (PSDB), que é coordenador da Escola do Legislativo

A fala de abertura foi feita por Marcelo Bongagna, assessor do vereador Pedro Kawai (PSDB), que é coordenador da Escola do Legislativo
Salvar imagem em alta resolução

Ricardo de Souza ministrou palestra ofertada pela Escola do Legislativo nesta quinta-feira (19)





Na manhã desta quinta-feira (19), ocorreu a palestra "Gestão de pequenos negócios", oferecida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, com participação de Ricardo de Souza, formado em administração, mestre e estudante de PhD na área e especialista em finanças, além de autor de livros de educação financeira e professor do MBA da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Marcelo Bongagna, assessor do vereador Pedro Kawai (PSDB), que é coordenador da Escola, fez a abertura do evento.

O especialista em finanças detalhou a diferença entre uma ideia e um negócio. Para ele, esse é o ponto crucial para compreender o que é a gestão. "A ideia surge em pensamento e, muitas vezes, fica no papel. Quando falo em negócio, uma ação é exigida. Preciso não só pensar em algo, mas executar. Pensar em fornecedor, cliente, marketing, rede social…", explicou. 

A partir disso, o palestrante elencou quatro pilares que devem ser seguidos por aqueles que desejam obter sucesso na gestão de negócios: o conhecimento técnico, as habilidades pessoais, a gestão baseada em valor e a constante aprendizagem. Segundo ele, esses pontos interagem em círculo, retroalimentando-se, e se apresentam em diferentes níveis em cada empreendedor, que deve buscar sempre aperfeiçoá-los.

O conhecimento técnico, colocou, diz respeito ao "saber fazer" em si, podendo ser aprendido e sistematizado -- como o preparo de uma receita na cozinha. As habilidades pessoais, por sua vez, referem-se à capacidade de liderança, gestão de estresse, entre outras características que uma máquina não é capaz de replicar. "Hoje, já entendemos que todos os negócios são de pessoas para pessoas", frisou. Além disso, apontou a busca pelo aprendizado como qualidade fundamental dos empreendedores, já que esses devem conseguir se reinventar para acompanhar o fluxo do mundo, que muda constantemente.

A gestão baseada em valor, para Ricardo de Souza, deve ser outro aspecto central para os que encabeçam negócios - ela significa, basicamente, priorizar o que carrega importância. Considerando isso, deve-se objetivar a construção de uma relação com clientes e fornecedores, pensando a longo prazo. O mestre em administração aconselha: "Gestão de valor não é vender a qualquer custo, vender um produto danificado. Hoje você garante essa venda, mas amanhã não. Mais do que fazer uma entrega, é se importar com a expectativa, para o negócio dar lucro ao longo do tempo".

O palestrante ressaltou, ainda, a importância dos gestores fazerem uso do que estiver ao alcance no momento, apontando as redes sociais como exemplo de ferramenta de visibilidade e afirmação. "Existe uma coisa chamada 'estar no topo da mente do seu cliente'. Se eu trabalho com educação financeira, preciso que uma pessoa pense em mim quando pensar neste tópico. Para isso, preciso alimentar essa relação, através de conteúdos, postando, divulgando, mostrando o que faço", estimulou Ricardo.



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Escola do Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas