PIRACICABA, DOMINGO, 18 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

10 DE DEZEMBRO DE 2013

Paiva questiona construção de Centro de Exposições na Vila Fátima


Parlamentar questiona também possibilidade concessão de posse da área do campo do Brasil.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), solicita ao Executivo através de requerimento aprovado na reunião ordinária de segunda-feira (09), informações sobre construção do Centro de Exposições em área localizada entre a Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), na Vila Fátima e o alargamento da rua Alberto Coral.

No final de março de 2013, o gabinete do vereador participou de reunião com representantes dos moradores do bairro Vila Fátima e com o representante da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, engenheiro e pesquisar científico Fábio Luís Ferreira Dias, para tratar de assuntos relacionados à área do Campo do Brasil e da Estação Experimental de Cana.

Na ocasião, Fábio Dias mostrou um mapa de toda a área e informou aos presentes que em 2009, o ex-prefeito Barjas Negri entrou com projeto no Governo do Estado solicitando a concessão da área para a prefeitura, com o objetivo de construir  o centro de exposição, para realização de eventos, já que o Engenho Central virou patrimônio do município.

Segundo o engenheiro, o projeto está prestes a ser assinado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O total da área é de 25 hectares que vai até o portão da Estação Experimental, na Estrada do Meio.  

Os moradores da Vila Fátima afirmam que o Campo do Brasil, cinqüentenário, é utilizado para treinamentos e jogos oficiais do União Vila Fátima,  time de moradores do bairro que disputam o campeonato amador em Piracicaba,  e para capacitar e treinar crianças e adolescentes para pratica do futebol, o que inviabiliza sua remoção.

Durante a reunião, ficou claro que o projeto do Executivo está a ponto de ser aprovado e executado, mas presidente da Associação de Moradores, Ednelson Castello e a comunidade, não tinham nenhum tipo de conhecimento sobre o fato.

Na ocasião o  engenheiro também foi questionado sobre a prefeitura não conservar o parque, e informou que se isso ocorrer e a denúncia e for comprovado, o Estado pedirá a área de volta.

Na reunião fcou acordado de que o presidente da Associação de Moradores protocolaria na Apta, solicitação de concessão de posse da área do campo do Brasil pelo mesmo período da concessão da área total, apresentando um projeto se comprometendo a cuidar da área.

“ No dia 10 de novembro de 2013, o Jornal de Piracicaba veiculou matéria sobre a articulação da prefeitura municipal para cessão da área de 200 mil metros quadrados junto a Secretaria de Estado da Agricultura. Esta matéria nos chamou muito a atenção, uma vez que se não for feito o alargamento da rua Alberto Coral, o bairro Vila Fátima ficará ilhado”, comentou o vereador.

No documento Paiva questiona se a Prefeitura Municipal, no governo Barjas, tomou a decisão de articular a cessão da área de 200 mil metros quadrados, que inclui o bairro Vila Fátima, e não comunicou, pelo menos, a Associação de Moradores.  

Ele questiona também como a prefeitura vê um campo que faz parte da história de um bairro cinqüentenário, contribui para tirar crianças da rua, permite realização de campeonatos, correndo o risco de ser desativado, uma vez que os moradores imploram por mais espaço de lazer.

Com relação a construção do Centro de Exposições, o bairro Vila Fátima ficará ilhado, o vereador questiona como a prefeitura pretende resolver esta situação, uma vez que a solicitação dos moradores é o alargamento da rua Alberto Coral.

E por fim se na articulação há possibilidade da Prefeitura incluir a cessão do espaço do Campo pelo mesmo período da cessão da área total e no entorno do campo construir pista de caminhada, academia ao ar livre e parque infantil.



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas