
10 DE DEZEMBRO DE 2013
"Leitura nos Intervalos" visa estimular alunos e a comunidade a lerem no ambiente escolar, "obtendo momentos de prazer e aprendizado" e oferecendo acesso direto a livros.
Requerimento de Paiva foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
A implantação do projeto "Leitura nos Intervalos" é proposta pelo vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) no requerimento 1.399/2013, aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (9). Ele volta a cobrar da Prefeitura que coloque em prática a iniciativa após apresentá-la como sugestão na indicação 4.485, de setembro deste ano, que ainda não recebeu uma resposta do Executivo.
Segundo Paiva, o projeto tem o mérito de estimular os alunos e a comunidade a lerem no ambiente escolar, "obtendo momentos de prazer e aprendizado, além de oferecer acesso direto aos livros". A iniciativa já foi testada, com êxito, na EMEF "Professor Mário Chorillo", no Parque 1º de Maio, sob orientação do funcionário público Carlos Marcelo Yamakawa (o requerimento de Paiva, inclusive, reproduz detalhes da metodologia aplicada no "Leitura nos Intervalos").
O projeto prevê a utilização, durante os intervalos entre aulas, das bibliotecas das escolas (ou de espaços adequados para leitura, no caso de não existir na unidade uma sala específica que abrigue a biblioteca) para que alunos e a comunidade desenvolvam atividades que estimulem os colegas a interagirem com o universo da literatura. A iniciativa permite a toda a comunidade ter acesso à biblioteca nos intervalos, inclusive para retirada de livros. A coordenação do "Leitura nos Intervalos" ficaria a cargo de um orientador de alunos.