PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2014

Paiva é contra conferência de mercadorias após pagamento no caixa


Assunto foi apenas um dos diversos tratados pelo vereador do PT durante a reunião ordinária desta quinta-feira, 6



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) fez uma série de intervenções importantes na reunião da Câmara de Vereadores de Piracicaba desta quinta-feira, 6. Sobre o projeto aprovado em primeira discussão, que impede fiscalização de supermercados em compras após clientes passarem pelo caixa, Paiva disse que não concorda com a pressão dos empresários em tentar tirar o assunto da pauta. O projeto já sofreu muitos adiamentos e foi aprovado em primeira votação em 27 de fevereiro. “Os empresários devem é dar cesta básica aos trabalhadores do comércio”, comentou. Além disso, a conferência da compra constrange os clientes. 

Já o requerimento 197/2014, do vereador Chico Almeida e aprovado pelo plenário, pede informações sobre contratação de pediatra na UPA da Vila Rezende. Paiva explicou que várias vezes recebeu reclamações sobre a falta de estrutura dessa unidade. “O ex-prefeito Barjas Negri queria fechar. Então, o governo de São Paulo assumiu as UPAs e não deu estrutura mínima para a unidade funcionar”. Segundo o vereador, já passou da hora de contratar um pediatra. 

Sobre o requerimento 198/2014, do vereador Pedro Kawai, que pede informações do Executivo sobre venda ilegal de moradias no Jardim Gilda e Bosque dos Lenheiros, Paiva reconheceu o esforço do presidente da Emdhap, Walter Godoy, à frente da instituição. “Barjas reduziu a estrutura da Emdhap, há poucos assistentes sociais para dialogar com as famílias. Além disso, a opção de sorteio de moradias deve ser precedida de uma triagem socioeconômica das famílias. Assim, poderemos inibir a venda de moradias que não acontecem apenas nessa região”. 

Outro requerimento de Pedro Kawai aprovado na reunião convida autoridades e especialistas para a audiência pública do Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química. Paiva disse que o assunto é muito importante, “por isso, a Frente Sindical do Aglomerado Urbano de Piracicaba está pautando a próxima reunião do Parlamento Regional o uso de drogas entre os trabalhadores”. A reunião será em abril na cidade de Limeira. 

Em relação ao Projeto de Lei do Executivo, de remanejamento de verba do orçamento da ordem de R$ 207 mil, o vereador votou favorável, mas pede que o governo municipal envie explicações, antes da segunda votação. Na tribuna, Paiva cumprimentou os comandantes da Guarda Civil de Piracicaba pela iniciativa de inscrever a instituição em programa de financiamento do Governo Federal. Dessa forma, a Guarda Civil receberá mais de R$ 500 mil para investir em academia de treinamento. O vereador aproveitou para cobrar do governo municipal a criação do estatuto da Guarda, bem como no pagamento de adicional de 30%. 

Outro assunto foi a vinda de dois médicos a Piracicaba do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Como não houve a inscrição de médicos brasileiros, a cidade receberá estrangeiros. Destacou ainda que São Paulo foi o estado que mais requisitou médicos do programa federal. 

Por fim, Paiva informou sobre as atividades em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Sindicato dos Bancários promoveu atividades nas agências nesta sexta-feira, além de uma coletiva para as jornalistas de Piracicaba sobre os dados da pesquisa intitulada “Perfil da Mulher Bancária”. Informou ainda que o mandato promoverá extensa agenda de atividades na Câmara de Vereadores entre os dias 17 e 21 para debater a questão das mulheres.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas