PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2013

Paiva concede Voto de Congratulações ao deputado Frei Tito


Foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira, 7, o Requerimento 58/13, o qual concede Voto de Congratulações a Francisco de Assis Pereira de Campos, o Frei (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Emerson Pigosso - MTB 36.356 Salvar imagem em alta resolução


Foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira, 7, o Requerimento 58/13, o qual concede Voto de Congratulações a Francisco de Assis Pereira de Campos, o Frei Tito, pela posse como deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A autoria é do vereador, também do PT, José Antonio Fernandes Paiva. Nascido no bairro Nova Suiça, em Piracicaba, Frei Tito assumiu a suplência do PT na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no último dia 1 de janeiro.

Na propositura, Paiva relembra que o deputado estadual obteve 66.011 eleitores nas eleições proporcionais de 2010. Assim, ficou como segundo suplente do PT e sua posse “representa para Piracicaba e toda região um importante apoio político e institucional, além de referência junto ao governo federal da presidenta Dilma Rousseff”, apontou Paiva.

A posse de Frei Tito deve-se ao fato de que, em 28 de outubro de 2012, com o segundo turno das eleições municipais em várias cidades brasileira, dois deputados estaduais pelo PT conseguiram se eleger prefeito. Em Mauá, Donizete Braga obteve 57,14 por cento dos votos válidos e, em Santo André, Carlos Grana alcançou a marca de 53,92 por cento , abrindo vaga para Frei Tito.

“Em 2010, este mandato ofertou apoio à candidatura de Frei Tito como deputado estadual, razão pela qual, quando da informação de que assumiria uma vaga na Alesp”, disse Paiva. Frei Tito prioriza pessoas com exclusão social, experiência que traz do trabalho na Comunidade Eclesiástica de Base (CEB) já reconhecido, em 2010, pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, da qual recebeu o Título de Piracicabanus Praeclarus, por se entregar a causa da inclusão social na Favela do Jardim Glória, no campo com cortadores de cana e com os sem terra.

Formado em técnico agrícola, trabalhou na Esalq, onde ingressou no movimento pastoral rural, que tinha como capelão, na Igreja dos Frades, frei Saul Perón. Em 1980, ingressou no Seminário Seráfico São Fidélis, onde teve formação filosófica com professores como Hugo Assmann, Frei Beto (irmão do ex-presidente Lula), Ruben Alves e Leonardo Boff, teólogos da libertação. Em 1982, foi morar na periferia de Sumaré. Ao entrar na Ordem Terceira assumiu o nome de Frei Tito, pertencendo até hoje, como segundo Franciscano.

Ainda durante a década de 80, uniu-se ao amigo Frei Sigrist e foram morar na favela do Jardim Glória, onde prestavam atendimento de primeiros-socorros, aconselhamento espiritual e até fabricavam tijolos, utilizados na própria favela. Frei Tito tem formação em filosofia e teologia, especialização em filosofia política e filosofia da arte, além do mestrado em educação.

Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Foto: Emerson Pigosso MTb 36.356



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas