PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

08 DE JULHO DE 2014

Ostomizados já podem estacionar veículo em vagas reservadas


Vagas de estacionamento reservadas a pessoas com deficiência agora também podem ser usadas por ostomizados, graças a lei complementar de autoria de Pedro Kawai.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai destacou alcance da medida, a quarta de sua autoria a beneficiar os ostomizados

Pedro Kawai destacou alcance da medida, a quarta de sua autoria a beneficiar os ostomizados
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Ademir Barbosa disse que lei permitirá que as pessoas ostomizadas sejam melhor atendidas

Ademir Barbosa disse que lei permitirá que as pessoas ostomizadas sejam melhor atendidas
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai destacou alcance da medida, a quarta de sua autoria a beneficiar os ostomizados



Em vigor há sete meses em Piracicaba, a lei complementar 312/2013 já repercute positivamente na vida de quem é ostomizado ––indivíduo que passou pelo procedimento de abertura do abdome, chamado ostomia, para a implantação de uma bolsa para a coleta de urina e fezes.

Desde 12 de dezembro do ano passado, quando a norma municipal foi publicada, as vagas de estacionamento reservadas a pessoas com deficiência (que representam 2% do total) também podem ser usadas por ostomizados ––para ter o benefício, o motorista precisará se cadastrar na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. A lei complementar teve origem a partir de projeto apresentado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e aprovado pela Câmara.

"Pedimos para fazer essa reserva para que o ostomizado tenha um lugar adequado para estacionar, seja no supermercado ou num prédio público. Com isso, além de ter melhor atendimento, ele também terá a divulgação do que é ser ostomizado, pois todo mundo verá a sinalização da placa de estacionamento para deficientes e ostomizados", comentou Pedro Kawai.

Para Ademir Barbosa, presidente da Associação Piracicabana dos Ostomizados, "a lei vem complementar outras, porque não adianta ter preferência no comércio ou nos bancos se não tiver onde estacionar o carro". "O ostomizado, se tiver de estacionar lá em baixo, na rua Tiradentes, e subir, quando chegar ao banco precisará chamar o Samu para levá-lo ao hospital, porque sentimos muito cansaço, por falta de órgãos internos", afirmou Ademir Barbosa, que esteve no gabinete de Pedro Kawai na manhã desta terça-feira (8).

A lei que reserva vagas de estacionamento é a quarta de autoria do vereador a beneficiar pessoas ostomizadas, somando-se às que criaram o Dia Municipal dos Ostomizados, o direito à fila preferencial e a carteirinha de identificação ––documento que já foi emitido para cerca de 80 piracicabanos.

O pioneirismo em legislar sobre o tema tem levado autoridades de outras cidades, vereadores e deputados a entrar em contato com Pedro Kawai para buscar mais informações. Na próxima semana, por exemplo, está prevista a visita a Piracicaba de representantes da Prefeitura de Catanduva (SP) para conferir como as leis estão sendo aplicadas no município.

Pedro Kawai acredita que, assim como a norma que estabeleceu fila preferencial aos ostomizados (já cumprida por supermercados das redes Jaú Serve e Delta), a lei de reserva de vagas de estacionamento também será bem aceita na cidade. "A grande maioria dos comerciantes desconhecia o que eram os ostomizados. Essas leis foram muito bem aceitas; eles estão nos dando um bom retorno, pois sabemos que, quando não são bem vindas, passam a ser ignoradas, até para evitar que sejam colocadas em prática."



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Trânsito e Transportes Pedro Kawai

Notícias relacionadas