
25 DE JULHO DE 2017
Câmara exibirá produção sobre a formação do bairro Santana durante reunião solene para homenagear os trentinos na cidade
Equipe da Câmara esteve no bairro Santana na última terça-feira (18)
A saga da família Vitti que, em 1877 deixou o norte da Itália, vindos de Cortezano-Meano Trento, estabelecendo-se 10 anos depois na Fazenda Santana, será contada em vídeo pela Câmara de Vereadores de Piracicaba. A produção vai ilustrar a reunião solene do vereador Paulo Serra (PPS), em alusão aos 140 anos de imigração, integrando também o Projeto 250, idealizado pelo Departamento de Comunicação.
Para a produção, gabinete e departamento trabalharam juntos na captação de depoimentos que retrataram a saga dos trentinos no Brasil. Naquela época, Cortezano-Meano Trento pertencia ao Império Austro-Húngaro e a situação econômica era ruim, com alto desemprego, falta de comida e poucas perspectivas de melhora. A família Vitti, bastante numerosa, decidiu então buscar uma nova vida.
Com muita coragem e trabalho, já no Brasil, se adaptaram à nova cultura cafeeira, sendo que em Trento produziam uvas e vinhos. Na fazenda Santana, a vila se desenvolvia e a preocupação com a profissão da fé crescia, característica fundamental para entender a importância da religiosidade na construção do bairro Santana.
“A família Vitti se reunia numa sala grande do casarão para rezar, que aos poucos ficou pequena. Em 1929, com o esforço da comunidade, foi inaugurada a primeira capela, tendo como padroeira Sant’Anna”, conta Dirce Vitti, presidente do Circolo Trentino Di Piracicaba, que também irá comemorar 30 anos de fundação. A entidade teve contribuição importante para a produção.
Outro aspecto são as construções das casas, com a chegada de novos moradores, devido ao crescimento da família. Com a modernidade, vieram luz elétrica, rádio, televisão, água encanada, rede de esgoto, ônibus, asfalto, telefone, e o bairro se consolidou.
Atualmente, a população de Santana reúne cerca de 800 habitantes, sendo 99% descendentes italianos. “O bairro se firmou na cidade expandindo a cultura italiana graças às inúmeras festas típicas que consolidaram o prestígio de um povo que conquistou definitivamente a simpatia da região”, destaca Paulo Serra, vereador autor da propositura.
Para a diretora do Departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues, a Câmara tem ampliado a veiculação das produções internas. “Este é um dos objetivos do Projeto 250 que de agosto de 2017 a agosto de 2018 vai enaltecer a história da cidade em homenagem aos 250 anos de Piracicaba”, destacou.
Também para ilustrar a reunião solene, haverá uma exposição com fotos de Davi Negri, profissional do Departamento de Comunicação da Casa.
SERVIÇO - Reunião solene em comemoração aos 140 anos da imigração da Família Vitti para o Brasil, acontece no dia 4 de agosto de 2017, ás 19h30, no Salão Nobre Helly de Campos Melges (rua Alferes José Caetano, 834, Centro).