PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE ABRIL DE 2023

Nova série documental traz correspondências da Câmara de 1829 a 1839


Câmara traz digitalização do "Livro de Ofícios - 1829 a 1839", com relatos sobre a abdicação de Dom Pedro I, açoitamento de um escravizado e vacina contra a varíola



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

"Livro de Ofícios 1829-1839" faz parte do acervo do setor e está disponibilizado na plataforma Atom

"Livro de Ofícios 1829-1839" faz parte do acervo do setor e está disponibilizado na plataforma Atom
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Brenno Rodrigo Monteiro, estagiário de história do Setor de Gestão de Documentão e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba

Brenno Rodrigo Monteiro, estagiário de história do Setor de Gestão de Documentão e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

"Livro de Ofícios 1829-1839"

"Livro de Ofícios 1829-1839"
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

"Livro de Ofícios 1829-1839"

"Livro de Ofícios 1829-1839"
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Equipe do Setor de Gestão de Documentão e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba

Equipe do Setor de Gestão de Documentão e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

"Livro de Ofícios 1829-1839" faz parte do acervo do setor e está disponibilizado na plataforma Atom



O alvoroço causado no Rio de Janeiro pela abdicação de Dom Pedro I, o registro do açoitamento em praça pública de um escravizado alegadamente liberto, em 1830, pelo próprio Juiz de Paz da Vila da Constituição, nome de Piracicaba à época, e um ofício que trata do recebimento pela Vila do “pus vacínico”, espécie de imunizante contra a varíola, figuram entre os mais novos documentos incorporados ao Acervo Digital do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba, disponibilizados na plataforma Atom - Access To Memory nesta quarta-feira (26).

A nova série documental, intitulada “Ofícios”, traz por meio da subsérie “Livro de Ofícios” o registro de diversas correspondências enviadas e recebidas pela Câmara entre 1829 e 1839. 

“São 269 itens documentais que trazem correspondências com a capital do país, da província e com outras vilas", diz Brenno Rodrigo Monteiro, estagiário de história no Setor que, ao longo de quase um ano, dedicou-se à pesquisa, leitura, transcrição, digitalização e disponibilização do material na plataforma. O trabalho contou com a revisão e edição das arquivistas Giovanna Fenili Calabria, chefe do Setor, e Dayane Cristina Soldan.

Entre os documentos de destaque, segundo Brenno, está um ofício que relata os tumultos no Rio de Janeiro relacionados à abdicação de Dom Pedro I, em abril de 1831, episódio inclusive já relatado e registrado pela série Achados do Arquivo. 

“Mesmo depois da abdicação de Dom Pedro I, os documentos trazem que a “anarquia” continuou por um certo período nas ruas do Rio de Janeiro. Há um ofício enviado de Piracicaba à capital, inclusive, que informava que cidadãos daqui pretendiam marchar até o Rio de Janeiro caso os tumultos continuassem”, fala, "mas isso foi algo que não aconteceu, pois os ânimos se acalmaram por lá". 

Açoitamento - A captura e açoitamento em praça pública de um homem pelo próprio Juiz de Paz da Vila Nova da Constituição, alegadamente um escravizado fugitivo, é relatada em um ofício datado de 19 de abril de 1930, enviado à Câmara pelo vice-presidente da Província de São Paulo. O documento pede que seja apurada a conduta do juiz:

“Constando me pela Folha Publica desta cidade que o Juis de de Pais desta Villa violenta, arbitraria e cruelmente fizera castigar em publico com açoites a hum homem Que há des annos reside na mesma Villa como liberto para o obrigar a confessar se era ou não escravo de um outro que como tal reclamava, apesar de afirmar ter alguma duvida a respeito dos sinais pelos quais o reputava seo escravo. Ordeno a V.M que immediatamente verifiquem com legalidade a verdade do facto apontado e informem circunstanciadamente, para que eu possa mandar proceder conforme as Leis contra aquelle Juis, que as tem violado, faltando ao mesmo tempo aos deveres da humanidade”, traz o ofício.

O assunto também foi tema de um Achados do Arquivo, que pode ser lido aqui.

Pus Vacínico - O livro de ofícios também traz correspondências trocadas entre a Câmara e o governo da província sobre a remessa e aplicação do chamado “pus vacínico”, material utilizado para a produção de vacina contra a varíola, à época popularmente chamada de “bexiga”. 

“Não obstante ter eu recomendado a Camara da Villa de Itu que no cazo de se conseguir ali apropagação do pús vaccinico que enviei, fizesse extrahir e remeter a Vos Mecês a porção dele que julgasse bastante para ser empregado nesse districto em beneficio de seos respectivos habitantes, com tudo como ora se poderão aprontar os 6 pares de laminas do mesmo pús que remeto incluzoz, deixo ao seu cuidado e zelo pelo bem publico as providencias necessarias para serem vacinadas todas as pessoas dessa Villa, e seu [Termo] que ainda não tenham sido, e muito principalmente para que não torne a extinguirce o vírus vaccinico, como por vezes tem acontecido, e do resultado me darão parte imediatamente”. 

O relato é de 17 de fevereiro  de 1829, contido em um ofício enviado pelo Presidente da Província à Vila da Constituição, reproduzido no livro pelo padre Joze Maria de Oliveira, Secretário da Câmara. 

Demarcação territorial - A série também traz diversos documentos relacionados à demarcação territorial das vilas da Constituição, Tatuibi (região da atual cidade de Limeira) e de Ribeirão Claro, em um acordo feito com a Câmara de Mogi Mirim, e que também versam sobre a construção de estradas e pontes: “os documentos, inclusive, nos contam de que havia períodos propícios para a construção das pontes, para se evitar as enchentes”, fala Brenno.

Os ofícios também registram nomeações de autoridades, visitas, compras, discursos, dispensas do serviço militar e muitos outros assuntos. 

Com a nova série, a página do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba na plataforma Atom passa a contar com 3.300 itens documentais.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas