PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE NOVEMBRO DE 2022

Nesta quinta-feira (1º), Câmara realiza evento sobre HIV/Aids


O evento marca o “Dezembro Vermelho”, campanha que busca incentivar a prevenção, testagem e adesão ao tratamento de HIV/Aids, além de lembrar das vítimas da doença



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Desde 2017, iniciativa da realização do evento é do vereador Pedro Kawai (PSDB)



A Câmara realiza, nesta quinta-feira (1º), às 10 horas da manhã, por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), o evento “Dezembro Vermelho”, instituído no calendário oficial do município pelo decreto legislativo 25/2015. A campanha busca incentivar a prevenção, a testagem e a adesão ao tratamento para HIV/Aids, além de lembrar das vítimas da Aids.

O evento, cuja realização foi aprovada em setembro, através do requerimento 653/2022, acontece na sala B do prédio anexo, na rua do Rosário, nº 833, e na rampa do prédio principal, na rua Alferes José Caetano, nº 834, em parceria com o CAPHIV (Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/AIDS e Hepatites Virais).

Além de Pedro Kawai, representantes do CAPHIV e do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) estarão presentes na ocasião. Como tradição, uma vela será acendida em memória às vítimas da Aids.

Testagens para HIV, sífilis e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) podem realizadas gratuitamente no Cedic, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, através dos testes rápidos ou da coleta de sangue.

Dados - Segundo dados da Unaids (Programa das Nações Unidas para HIV e Aids), 38,4 milhões de pessoas viviam com HIV ao redor do planeta em 2021, entre as quais 75% tinha acesso a terapias antirretrovirais. No mesmo ano, cerca de 650 mil pessoas morreram por doenças relacionadas à AIDS no mundo, sendo 13 mil delas no Brasil.

De acordo com estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas), 50 mil novos casos de HIV foram registrados em 2021 no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 81% das pessoas diagnosticadas com o vírus no país estão em tratamento – entre as quais, graças à adesão à terapia, 95% já não transmite o vírus por via sexual por ter atingido carga viral suprimida.



Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas