
08 DE MARÇO DE 2013
Em tom de desabafo, a vereadora Márcia Pacheco (PSDB) confirmou que este será seu último mandato no Legislativo piracicabano. A médica pediatra disse que deixará a (...)
Em tom de desabafo, a vereadora Márcia Pacheco (PSDB) confirmou que este será seu último mandato no Legislativo piracicabano. A médica pediatra disse que deixará a política, em relação à qual se disse "decepcionada", mas negou ter "rachado" com o PSDB, sigla da qual é filiada desde 1992. "A Márcia Pacheco não racha, não, com o PSDB. Ela entrou na política com o PSDB e, quando sair, vai sair com o PSDB também. Ele vai ser meu partido enquanto eu estiver na política", declarou a vereadora, falando em terceira pessoa.
A parlamentar explicou os motivos que a levaram, há 21 anos, a optar pelo Partido da Social Democracia Brasileira. "Escolhi não por ser o PSDB do Barjas [ex-prefeito Barjas Negri] ou do Thame [deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame], mas porque concordo com a ideologia. A social-democracia era o que eu queria, ansiava. Não foi do jeito que eu quis, então paciência, mas não vou rachar com o partido, não."
Márcia Pacheco disse carregar um "sentimento de desamparo, desalento e decepção" sobre o processo que antecedeu a eleição para a Mesa Diretora da Câmara, em que perdeu a disputa para a presidência. "Eu sempre fui uma pessoa muito leal. Não vou fazer oposição ao Gabriel Ferrato porque estou decepcionada com o partido, por ele não ter me defendido. Foi a opção de algumas lideranças do partido [em não apoiar Márcia Pacheco na eleição da Mesa Diretora], mais especificamente do Barjas Negri, que não foi simpático à minha candidatura. Mas paciência, passou. São águas passadas", declarou. "Não posso fazer oposição ao governo que ajudei a eleger; não posso ser oposição por estar chateada, triste. Não serei oposição por ser oposição", completou, ao afirmar esperar que Gabriel Ferrato faça "o melhor para a cidade".
Apesar da postura que passará a adotar, a vereadora garantiu que irá sempre conversar diretamente com o prefeito caso discorde de suas atitudes. "Nunca fui à tribuna e "malhei o Judas", nunca entreguei cabeças, não tenho esse perfil de perseguir pessoas, de fazer mal para as pessoas", disse Márcia Pacheco, ao ponderar, no entanto, que é uma pessoa que busca, acima de tudo, a justiça. "Eu não sou de paz, sou de justiça", frisou.
Dizendo-se "muito grata ao povo de Piracicaba", Márcia Pacheco, que está em seu sexto mandato consecutivo na Câmara, confirmou que não disputará mais eleições ao Legislativo. "Não quero mais me candidatar à vereadora. Eu quero que [este mandato] seja o último, é um desejo pessoal. São seis eleições consecutivas, está ótimo, está de bom tamanho", declarou, apontando a necessidade de surgirem "outras lideranças femininas" na cidade.
"Acho que esse será meu melhor mandato: me sinto solta, não preciso mais de votos, só preciso lutar por aquilo em que eu acredito. Eu luto por aquilo em que eu acredito, que são as causas do bem comum. Passei todas as minhas sessões solenes para o pessoal da bancada do PSDB: não quero mais isso, não preciso mais dos votos", afirmou. "Vou ser mais independente. Vou continuar tratando todo mundo com o respeito que eu sempre tive. Mas eu vou fazer se tiver vontade de fazer, se acreditar naquilo; senão não vou fazer."
Márcia Pacheco conclui sua fala na tribuna, durante reunião ordinária na noite desta quinta-feira (7), afirmando estar decepcionada com a política. "Não quero mais a carreira política; eu tive só decepções, não foi uma coisa que eu diga que eu cresci como pessoa. A política não me acrescentou nada. Ela me deu mais experiência, mas eu não cresci como ser humano. Isso é um pouco decepcionante."
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946