PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MARÇO DE 2023

Na Tribuna, mãe relata caso da morte do filho por Covid


Para a oradora, filho faleceu porque, nas unidade de saúde por onde passou, teste de Covid não foi feito a tempo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Maraisa Marcela Rafael cobrou explicações para o caso do falecimento do filho por Covid






A oradora Maraisa Marcela Rafael usou a Tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, na 12ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (16), para criticar a recusa na realização de teste da Covid-19, o que ela atribui como causa da morte do filho Thiago, de 13 anos, pela doença, no ano passado. A questão também foi abordada pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, durante a discussão dos requerimentos 127 e 129.

Ela contou que o filho foi levado à unidade de saúde do Vila Sônia com vários sintomas da Covid, como febre, dor de garganta, dor abdominal. No dia seguinte, passou também pela unidade do Piracicamirim, com a situação agravada. A mãe pediu para que o submetessem ao teste da Covid, o que teria sido negado pela médica que o atendeu por alegar que ele estava apenas com a pressão alta. O paciente foi liberado, mas pouco mais de uma hora depois, em casa, estava jogado no chão, sem conseguir respirar.

Levado ao Crab do Mário Dedini, foi observado que o paciente estava sem oxigenação e foi encaminhado de ambulância para a unidade do Piracicamirim novamente. Os dois testes de Covid ao qual ele foi submetido deram positivo, mas, segundo a mãe, ele já não reagia mais. "Quando meu filho já estava morrendo, fizeram o teste de Covid", contou. Foi encaminhado para a Santa Casa, onde foi entubado. No dia seguinte, Maraisa soube que o filho tinha falecido.

“Praticamente eles mataram o meu filho. Aí eu pergunto: fizeram isso porque sou pobre? Eu quero muitas respostas disso. A médica falou que a única coisa que ele estava era a pressão”, lamentou. Cássio Fala Pira comentou o caso mostrando o Boletim de Ocorrência que originou uma investigação policial sobre a morte do adolescente. Ele disse que teria sido seguida uma ordem da Secretaria de Saúde para restringir os testes, na época. Mostrou ainda um teste do mesmo período que estaria em um lote que teria sido descartado. "Vários testes deste foram perdidos e jogados fora. Um teste deste que poderia ter sido feito e a história deste menino poderia ser diferente", colocou.

O vereador Gustavo Pompeo (Avante) também lamentou a morte do paciente e relatou seu próprio caso, quando adquiriu Covid na mesma época e também não foi submetido a teste. Já o vereador Thiago Ribeiro (PSC) comentou a morte do pai e do irmão por Covid e colocou o gabinete à disposição para auxiliar a mãe a encontrar respostas para o caso.

Confira, no vídeo, nesta página, o discurso completo da oradora.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas