
24 DE ABRIL DE 2023
Propositura aprovada nesta quinta (20) repudia autarquia federal por multar jovem amazonense por criar a capivara "Filó", resgatada por ele ainda filhote
Alessandra Bellucci é autora da moção 56/23, de repúdio ao IBAMA por multar jovem amazonense que cria uma capivara por ele resgatada ainda filhote
O repúdio à ação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que recentemente multou o jovem Agenor Tupinambá, da cidade de Autazes, no Amazonas, por criar uma capivara por ele resgatada ainda filhote, foi o tema da moção 56/2023, aprovada em regime da urgência na 21ª Reunião Ordinária de 2023, realizada na última quinta-feira (20).
De autoria da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), a propositura diz que Agenor "realizou o resgate da capivara Filó dentro do ventre da sua mãe que foi vítima de caça, passou a cria-la em seu habitat natural dando exemplo de amor e carinho em suas redes sociais".
Ainda segundo o texto, o IBAMA "não realizou diligencias para comprovar maus tratos ou que Filó esteja fora de seu habitat natural", e traz que "todo material comprobatório disponível nas redes sociais do Sr. Agenor Tupinambá demonstra bom exemplo de uma relação de carinho e cuidado com o animal".
A moção, por fim, pede que o Instituto "reavalie as condutas e decisões tomadas e revoguem esta autuação injusta contra o Sr. Agenor Tupinambá".