
14 DE FEVEREIRO DE 2014
Propositura é de autoria do vereador Chico Almeida
Fundação do CCP ocorreu em 8 de agosto de 1954
A Câmara aprovou na reunião ordinária desta quinta-feira (13), a moção de aplausos 31/2014, do vereador Chico Almeida (PT), ao CCP (Clube de Campo de Piracicaba) pelos seus 60 anos.
Fundado em 8 de agosto de 1954, o CCP teve Homero Corrêa de Arruda como presidente da primeira diretoria. A ideia da fundação do clube surgiu em uma conversa, na qual, jovens da cidade, em busca de um “segundo lar” planejaram a construção de um local para a prática de esportes, festas noturnas e para reunir as famílias.
A oportunidade da construção surgiu quando chácara Lara Campos, do falecido conde Rodolpho de Lara Campos, foi colocada à venda. O local era uma colina com vista privilegiada da cidade.
Na época, Carlos Dias Corrêa Filho, o Tao, Laymerth Garcia dos Santos Neto, Ben Hur Carvalhaes de Paiva e Osmar Ferraz de Almeida Prado iniciaram a negociação para a compra. Como o preço do espaço era inviável, os jovens decidiram convidar os amigos para serem sócios da transação. A lista chegou a 96 nomes, além dos quatro idealizadores. O total de alqueires de terra foi divido em dois. Metade destinada ao clube e a outra parte dividida entre os associados para construir suas casas.
O destaque das atividades do Clube sempre foi o esporte. Inicialmente foram construídas piscinas, quadras de tênis, ginásio, canchas de bocce e campos de futebol. O primeiro esporte a ser desenvolvido, logo na inauguração, foi o tênis de campo, por se tratar de uma modalidade com poucas quadras na cidade e no próprio país.
Em 1977, foi criada a área cultural, com o nascimento do Ballet CCP que estreou com o espetáculo A Baratinha. Nas festas, o CCP também é campeão. Os tradicionais carnavais, Baile do Hawaii, Baile de Aniversário, Réveillon, além de Flash Night e os jantares Italianos e alemães, com comidas típicas.
(Com supervisão de Rodrigo Alves)