
24 DE SETEMBRO DE 2009
Os 10 anos da criação da Casa de Noel, que materializa o ideal do Jovem Bruno Fernandes Chamochumbi, marcou o expediente da reunião ordinária de hoje (24), com a in (...)
Os 10 anos da criação da Casa de Noel, que materializa o ideal do Jovem Bruno Fernandes Chamochumbi, marcou o expediente da reunião ordinária de hoje (24), com a iniciativa da vereadora Márcia Pacheco (PSDB), na concessão da Moção de Aplauso, de sua autoria, que parabeniza o idealizador e apoiadores do projeto em Piracicaba. A entrega da Moção também comportou a exibição de um vídeo, mostrando a evolução do empreendimento.
Bruno Chamochumbi agradeceu amigos e parceiros, especialmente familiares, além da vereadora Márcia Pacheco e os demais parlamentares pela homenagem. Comentou que já são 12 anos, pois antes de começar a Casa de Noel já se vestia de Papai Noel.
Na descrição da Moção, a vereadora Márcia relata que o ano era 1997. Então, o jovem Bruno Fernandes Chamochumbi, com 14 anos, estudava computação na escola Data Brasil, atual Colégio Poli Brasil. E como boa parte dos jovens dessa idade, Bruno era muito brincalhão, extrovertido, conhecia muitas pessoas e fazia amizades facilmente. Essas suas qualidades fizeram com que o proprietário da escola, o Sr. Luis André Filho, o convidasse a fazer a divulgação da escola na Rua Governador Pedro de Toledo, vestido de Papai Noel.
Nesse trabalho, Bruno constatou que Papai Noel é um personagem muito querido e descobriu o seu potencial para essa função.
A partir de 1997, foram mais dois anos consecutivos trabalhando em festas natalinas e aprimorando todos os detalhes da construção daquele o qual Bruno queria que fosse o verdadeiro Papai Noel; aquela figura em que ele acreditou até os 12 anos. Bruno sempre destaca a importância de sua mãe, Maria Isabel Silveira Fernandes Chamochumbi, na manutenção da crença em Papai Noel. "Até os 12 anos minha mãe dava um jeito de conseguir uma carta-resposta do Papai Noel àquelas cartas enviadas por nós, dizendo que ele tinha lido nossas cartinhas e que iria fazer o possível para atender nossos pedidos", relembra Chamochumbi.
Apesar da divertida experiência, Chamochumbi começou a despertar ainda mais para a grandeza do Papai Noel no imaginário das pessoas e a se decepcionar com a degradação comercial da imagem do "bom velhinho", chegando à conclusão de que o Natal poderia estar perdendo o sentido.
Durante o ano de 1999, essa profunda reflexão fez com que o jovem Bruno concluísse que o Papai Noel não deveria somente estar em todos os lugares como um adorno comercial. Ele começou a acreditar que o Papai Noel deveria ter uma poltrona, um espaço decorado, uma árvore, uma foto com as crianças, enfim, ele queria, que o Papai Noel de Piracicaba tivesse o seu próprio lugar, uma casa, um lar e que principalmente fosse o embaixador de Cristo, do renascimento e dos símbolos do natal.
Surgia aí o projeto Casa de Noel, com o objetivo de resgatar a imagem do velhinho e a magia do Natal, com árvore, presépio e tudo aquilo que estava no imaginário das pessoas, enfim, um Natal mais humano em seu verdadeiro sentido: o renascimento. Com a idéia na cabeça e no papel, mas ainda muito prematura, ele repetiu o trabalho de rua no final do ano de 1999.
Mas Chamochumbi não desistiu. Durante o ano 2000 ele continuou apresentando suas idéias para muitas pessoas. Ele estava certo de que aquilo poderia sair do papel. O projeto somente foi colocado em prática no ano 2000, quando Bruno encontrou o apoio dos amigos Juliano Meneghel Dorizotto, Maurício e Cristiane Colpas, os quais aceitaram o desafio de idealizar a Casa de Noel.
Os trabalhos para realização do projeto iniciaram em setembro do mesmo ano e, em 02 de dezembro de 2000, o sonho se transformou em realidade. Em um casarão com 18 ambientes, localizado na Rua Governador Pedro de Toledo, nº 619, foi aberta para o público a Casa de Noel.
A Casa de Noel reuniu a visão de arquitetos, decoradores de ambientes e artistas plásticos, somada à expressão artística de bailarinos, cantores e atores. Mais de 100 profissionais e 200 empresas se envolveram direta ou indiretamente no projeto. Cada espaço da casa foi minuciosamente projetado.
Muitos artistas se apresentaram no local, realizando shows ao vivo de música e dança. Workshops sobre pintura, cerâmica, quadrinhos e origami também foram realizados no local.
Diversas empresas e entidades da cidade auxiliaram no processo de divulgação do projeto, com destaque para a Secretaria Municipal de Turismo, que participou de forma muito ativa em todo o processo de realização da casa em todos os anos do projeto, até hoje.
Enfim, Bruno Chamochumbi realizava seu sonho! O evento recebeu excelente cobertura de toda a mídia, inclusive regional, afirmando que aquele projeto fazia a alegria de muitas crianças e suas famílias. Ao chegar à casa, os visitantes se deparavam com um Papai Noel e Mamãe Noel em sua casa! Sim, ele poderia estar ouvindo rádio, desenhando, cantando, saindo de um refrescante banho ou jantando. Um Papai Noel feliz, que cantava e divertia a todos. E o mais bonito daquilo tudo era verificar que muitas pessoas tinham acreditado naquele sonho!
A Casa de Noel se revestiu de muito sonho, charme, fantasia e imaginação e resgatou valores natalinos. Exerceu filantropia através da destinação de parte de sua bilheteria para a AFROP – Associação das Famílias Rotarianas de Piracicaba.
Diante do sucesso da primeira edição da Casa de Noel, o seu idealizador - Bruno Chamochumbi - ampliou o projeto para o ano de 2001, cuja vitrina escolhida foi o belíssimo prédio da "Società Italiana Di Mutuo Soccorso", localizada na Rua Dom Pedro II, nº 781, também na região central da nossa cidade.
A Casa de Noel proporcionou novamente ao seu público intensa programação cultural, com apresentações de corais, show de Papai Noel e peças teatrais, e foi visitada por mais de 12 mil pessoas. Parte da renda obtida com a bilheteria foi destinada a Pastoral da Criança, Loja Maçônica Liberdade e Trabalho e a própria "Società Italiana di Mutuo Soccorso".
A 3ª edição da "Casa de Noel" foi realizada no período de 26 de novembro a 23 de dezembro de 2002, tendo novamente como cenário as dependências da "Società Italiana Di Mutuo Soccorso".
Durante todas as noites houve apresentações da Mamãe e Papai Noel, os quais apresentavam um show cantando em 7 idiomas diferentes, houve também bandas de música, teatro, grupos de dança e corais. O público pode presenciar ainda o Papai Noel circulando por toda a Casa, revelando o seu cotidiano num autêntico reality-show natalino. Outra atração desta edição foi que o Papai Noel deixou as dependências da Casa para visitar hospitais, creches e escolas, levando mensagem de paz às pessoas.
A exemplo dos anos anteriores, a Casa de Noel destinou parte da arrecadação da bilheteria a entidades beneficentes e à Società Italiana. Muitas das peças em exposição (jogos de cama, mesa e banho, edredons) também foram doadas para entidades.
Outra inovação dessa edição foi a realização do "Dia da Solidariedade da Casa de Noel", ocasião em que metade da renda obtida nas bilheterias foi doada ao Centro de Reabilitação de Piracicaba.
A 3ª edição da "Casa de Noel" mostrou definitivamente sua importância, como um dos maiores eventos do calendário turístico de Piracicaba, recebendo mais de 10 mil visitantes e mais uma vez fazendo valer o sonho de um menino para toda a cidade e região.
No ano de 2003, foi realizada a 4ª edição da "Casa de Noel", cuja período de realização foi de 11 a 23 de dezembro, novamente nas dependências da Società Italiana.
A "Casa de Noel 2003" ofereceu ao seu público apresentação de corais infantis, juvenis e adultos, grupos musicais e de dança, bandas e grupos de serenata, além da apresentação de shows produzidos por Chamochumbi, Malú Canto e Hermes Petrini.
Um destaque daquele ano de 2003 foi a grande visibilidade que o projeto ganhou na mídia, fator potencializado pelo apoio nacional de duas grandes empresas multinacionais: "Claro" e "Sucos DelValle", que acreditaram no potencial cultural da cidade e investiram na Casa de Noel.
Em 2004, comemorando a quinta edição do projeto Casa de Noel, foram promovidas retrospectivas das edições anteriores. Também nesta edição, a "Casa de Noel" foi incluída no calendário oficial de eventos da cidade de Piracicaba.
Para Bruno Chamochumbi, aquele foi um ano muito importante, pois em 12 de junho nasceu seu filho Antônio Mello Chamochumbi, que hoje é uma das fontes de inspiração da Casa de Noel.
Envolvida nos trâmites da aprovação da Lei Rouanet, a equipe do projeto "Casa de Noel 2005" decidiu fazer um projeto mais enxuto naquele ano, comemorando a conquista com uma noite festiva.
Em 2006 a Casa de Noel recebeu atenção redobrada de seu organizador, Bruno Chamochumbi, pois naquele ano ele completou 10 anos consecutivos de trabalho como Papai Noel. Foi também naquele ano que Bruno decidiu que a "Casa de Noel" deveria definitivamente ser focada no trabalho cultural, ou seja, na produção de espetáculos musicais com um Papai Noel cantor, em uma produção mais bem acabada, priorizando os músicos e atores.
O ano de 2007 foi especial para a "Casa de Noel. O projeto, já consolidado como um show musical produzido para resgatar o natal e emocionar seus participantes, começou a ganhar novos espaços para ser realizado, abrangendo um público ainda maior. Com a Società Italiana funcionando para realização de casamentos, aulas de dança e outras atividades, seria impossível repetir a frequência de anos anteriores, quando o projeto chegou a ser realizado em praticamente 30 dias. A idéia de Chamochumbi e sua equipe foi a de transformar a Casa de Noel num projeto de shows natalinos itinerantes.
Naquele ano, o projeto passou a ser administrado pela empresa "MBM Bureau de Comunicação", dirigida por Chamochumbi, que pôde organizar melhor todas as necessidades de produção do projeto, além da divulgação estratégica da "Casa de Noel" e de Piracicaba como pólo turístico natalino nacional.
Como nos anos anteriores, foram programadas visitas ao Lar dos Velhinhos, Lar Betel, UTI e sedes hospitalares de Piracicaba e à "Creche Escola Nosso Lar – Associação Espírita de Piracicaba".
Ainda em 2007, a equipe da Casa de Noel teve uma boa surpresa: o convite para participar do último programa do ano do apresentador Otávio Mesquita, na BAND Nacional. Na oportunidade, o nome de Piracicaba pode ser citado diversas vezes, fortalecendo a questão turística.
Em 2008, a Casa de Noel se preparou para continuar sua trajetória e marcar história como um sonho realizado para a cidade. Foi gravado, no Teatro Municipal de Piracicaba – Dr. Losso Netto, um DVD lançado no primeiro semestre de 2009. Num show memorável e emocionante, Bruno Chamochumbi preparou sua plateia para as comemorações da décima edição da "Casa de Noel", que acontecerá em 2009.
Numa parceria focada na aproximação com a comunidade, Jornal de Piracicaba e Casa de Noel se uniram no projeto "O Papai Noel visita sua casa", no qual os Piracicabanos puderam preencher cupons publicados pelo jornal para concorrem a uma visita do Papai Noel em seus bairros. A ganhadora foi do bairro CECAP, tendo recebido com muita emoção a visita da equipe de promoção e marketing do JP, além de jornalistas, fotógrafos e a equipe da "Casa de Noel". Além da emoção com um show praticamente particular, a ganhadora da promoção ganhou diversos prêmios de empresas da cidade.
O grande sonho do idealizador da Casa de Noel é que ela seja um projeto público, realizado em diversos pontos turísticos e culturais de Piracicaba, sem a necessidade de cobrança de ingressos.
Desde que foi criada, a Casa de Noel tem encantado, seduzido e surpreendido as crianças de 01 a 90 anos que ainda "sonham" com a magia do Natal.
A Casa de Noel transformou-se na referência do Natal em Piracicaba, motivando a todos e trazendo o espírito de alegria, confraternização, solidariedade e paz, inclusive a valorização da pessoa como um presente de Natal.
A Casa nos remete a momentos de lembranças inesquecíveis da infância, estimula a presença de pais e filhos, é também um local para se refletir sobre o perdão, a amizade e, principalmente, a presença e a importância de Deus em nossas vidas.
Martim Vieira Mtb 21.939
Fotos: Fabrice Desmonts Mtb 22.946