PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE AGOSTO DE 2023

Moção apoia projeto federal que classifica diabetes 1 como deficiência


Moção de apoio de Pedro Kawai foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Moção de apoio de Pedro Kawai foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou nesta segunda-feira (14), durante a 42ª Reunião Ordinária, a moção de apoio 125/2023 ao projeto de lei 2.687/2022, que tramita na Câmara dos Deputados e propõe a classificação da diabetes mellitus tipo 1 como "deficiência para todos os efeitos".

A moção de apoio é de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que enaltece a proposta de Flávia Morais (PDT-GO) e Dr. Zacharias Calil (União Brasil-GO), deputados federais que defendem a mudança com base em requisitos definidos pela Organização Mundial da Saúde para que uma condição seja considerada deficiência: desigualdade, em razão de problemas no corpo; limitações para atividades, gerando desafios; e restrições na execução de tarefas diárias normais.

A doença é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de esse hormônio exercer adequadamente os efeitos no organismo. Com isso, ocorre a destruição de células produtoras de insulina pelos anticorpos por causa do defeito do sistema imunológico.

Na justificativa do projeto de lei, os deputados destacam que Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Alemanha já classificam o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência e que, das 16,8 milhões de pessoas com diabetes no Brasil, 564 mil são do tipo 1.

"A diabetes é uma doença autoimune que afeta muitas pessoas e causa enormes problemas. Vamos encaminhar a moção aos gabinetes dos deputados para que a nossa cidade mostre apoio", comentou Pedro Kawai, na tribuna, ao falar da propositura aprovada pelos vereadores.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas