PIRACICABA, SÁBADO, 10 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

11 DE MAIO DE 2023

Missionária receberá Título de “Cidadã Piracicabana”


Natural de Pedra Azul (MG), missionária Maria Pereira de Castro receberá honraria em solenidade que será realizada na noite desta sexta-feira (12)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A missionária Maria Pereira de Castro receberá Título de “Cidadã Piracicabana” em reunião solene que será realizada nesta sexta-feira (12), às 19h30, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. A homenagem é de iniciativa do vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), autor do decreto legislativo 5/2022.

Missionária - Maria Pereira de Castro nasceu na cidade de Pedra Azul, Minas Gerais, mas foi registrada em Almenara, no mesmo Estado, em 27 de abril de 1947, filha da Sra. Aurita Pereira de Souza, já falecida.

Em 1963, a convite de seus tios, muda-se para a cidade de São Paulo, onde começa a frequentar a Assembleia de Deus, por influência de seu tio. Em São Paulo, Mariazinha, como ficou conhecida, veio a conhecer seu futuro esposo, o pastor Moysés de Castro, viúvo e pai de 9 filhos.

Os dois se casam em 1967, quando Mariazinha tinha 22 anos. No mesmo ano o casal assume a direção da Igreja Assembleia de Deus Madureira da Vila Olinda. Posteriormente, o casal é transferido para diversas igrejas, entre elas, Vila Guilhermina, Siqueira Campos (no Paraná), Avaré, Limeira, Nova Odessa e Americana.

Em 1984, assumem a presidência da Assembleia de Deus Madureira do campo de Piracicaba, vindo, então, morar em nossa querida cidade. Há 39 anos na cidade, considera-se uma autentica piracicabana, tendo muita admiração pela cultura do trabalho, da ordem e da solidariedade, que “são a marca do nosso povo”.

Trabalhou com o Círculo de Oração das Igrejas, onde cuidou do Desafio Jovem; foi líder da CIBEPI (Departamento de Mulheres), e foi responsável pelo Departamento de Assistência Social, que ajuda inúmeras famílias de toda comunidade evangélica, posto do qual esteve à frente por 20 anos.

Em 2003, por motivo de saúde, seu esposo, Pastor Moysés Castro, é jubilado da presidência, e o Pastor Dilmo dos Santos assume o cargo de Presidente. A Missionária e seu marido assumem, então, a Presidência de Honra da Igreja. Uma vez por semana, Mariazinha também realizava visitas ao Lar Betel e ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba. Trabalho que a Missionária continua fazendo até os dias de hoje.

Em 2008, já debilitado, o saudoso Pastor Moysés de Castro vem a falecer. De seu casamento com o Pastor Moysés, Maria teve 6 filhos: Ulda, Eliel, Dalete, Eziél, Eliezer e Eneias, além de 8 netos e 3 bisnetos. Já dos 9 filhos que a missionária ajudou a criar, ela teve ainda outros 17 netos e 16 bisnetos. Uma família numerosa e feliz.   

A cerimônia de entrega do Título de Cidadã Piracicabana à missionária Maria Pereira de Castro é aberta ao público e será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 do sinal aberto digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) e pelas redes sociais do Legislativo piracicabano.

 

 

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Valdir Marques

Notícias relacionadas