PIRACICABA, SÁBADO, 28 DE JUNHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE DEZEMBRO DE 2007

Manisfesto pede renúncia da reitoria da Unimep


O professor Antonio Sperl de Faria ocupou a Tribuna Popular, na noite de hoje (03), para ler o manifesto da comunidade da Unimep pedindo a renúncia do reitor e dire (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O professor Antonio Sperl de Faria ocupou a Tribuna Popular, na noite de hoje (03), para ler o manifesto da comunidade da Unimep pedindo a renúncia do reitor e diretor geral do Instituto Educacional Piracicabano (IEP), Davi Ferreira Barros. Leia abaixo, a íntegra do manifesto que pede a renúncia de toda reitoria:

         O manifesto

"A universidade é o espaço da diversidade, do diálogo, dos saberes múltiplos, do debate de idéias, da criação e divulgação do conhecimento e da formação de profissionais qualificados e críticos do Estado e da Sociedade. Seu dirigente máximo – o reitor – é aquele que a rege e governa a partir da autonomia e representatividade político-acadêmica de seus diferentes colegiados legalmente instituídos.

A investidura do cargo de reitor não se restringe a uma nomeação pura e simples ou a um mero ato de transmissão de beca, borla e capelo. Ela se concretiza por atos e compromissos que estabelecem uma relação de confiança e credibilidade entre  o reitor e os membros e segmentos que compõem a universidade.

Na Universidade Metodista de Piracicaba vivenciamos atualmente um momento de extrema gravidade em que o dirigente máximo da instituição tem demonstrado a sua incapacidade de regê-la e de exercer sua autoridade com base naquilo que a fundamenta: o trabalho colegiado.

Se por um lado, 7 e 26 de dezembro de 2006 foram as datas fatais em que o ato de demissão de 148 professores e a nomeação de diretores e coordenadores como cargos de confiança significaram a quebra de compromissos assumidos pelo reitor diante dos diversos órgãos colegiados superiores e das unidades e, portanto, expuseram sua face autoritária, truculenta e desrespeitosa da lei; por outro, ao longo de 2007, enquanto a comunidade acadêmica cumpria seus compromissos institucionais, o reitor, contrariando todas as promessas e expectativas, mostrou-se reiteradamente incapaz de promover o diálogo, de liderar processos sob a égide das políticas e normas institucionais estabelecidas. A sua postura sempre foi a do convicto encerrado na sua ilha de verdades irrefutáveis.

Este é um momento sui generis na história da instituição: o do esgotamento total das esperanças de que o reitor poderia, por suas atitudes, ganhar credibilidade junto à comunidade unimepiana e investir-se da legítima autoridade do cargo. Entretanto, passado um ano no cargo, isto não ocorreu, não tendo ele jamais se apresentado, diante da comunidade acadêmica, como seu máximo dirigente, isto é, como responsável pelo resguardo e cumprimento das normas estatutárias e regimentais que mais uma vez acaba de desrespeitar, ao suspender – com ato intempestivo e sem audiência ou referendo do Conselho Universitário – a oferta de 24 cursos no Processo Seletivo 2008-1. Essa situação impede o pleno andamento dos processos administrativos e acadêmico-científicos e faz com que a Unimep se arraste, sem direção e sem perspectivas, para uma previsível e intolerável falência institucional.

Diante da gestão temerária e do estado de total acefalia em que se encontra a Universidade Metodista de Piracicaba, por absoluta falta de crédito e legitimidade de seu reitor, nós, abaixo-assinados, docentes e discentes desta universidade, profundamente preocupados com seu futuro, nos manifestamos publicamente pela renúncia do Prof. Davi Ferreira Barros do cargo de reitor da Unimep e de Diretor Geral do IEP, assim como de sua equipe assessora.

Piracicaba,  30 de novembro de 2007"

Texto: Vitor Ribeiro

Foto: Fabrice Desmonts MTB 22.946



Texto:  Comunicação


Câmara Legislativo

Notícias relacionadas