PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE FEVEREIRO DE 2024

Maioria rejeita pedido de destituição de segundo secretário da Mesa


Pedido foi lido no Plenário e início de processo contra o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) por encontro informal foi rejeitado



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Pedido de destituição foi lido na Tribuna pelo autor, vereador Fabrício Polezi (sem partido)






Por maioria dos votos, foi rejeitado o pedido de destituição do vereador Zezinho Pereira (União Brasil) do cargo de segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Piracicaba. O pedido partiu do vereador Fabrício Polezi (sem partido), no dia 19 de janeiro deste ano, por alegar que o colega parlamentar teria incorrido em quebra de confiança, quebra de decoro e infidelidade profissional por ter sido fotografado em reunião informal com um cidadão que é autor de denúncias contra a Câmara.

O pedido de destituição está previsto no artigo 22 do Regimento Interno da Casa e, conforme a norma, foi lido em Plenário, por solicitação do autor. No documento, Polezi requisitou urgência na análise e salientou que o munícipe em questão possuiria condenações civis e criminais e não seria pessoa ilibada. O parlamentar colocou ainda que o encontro informal não seria proibido ou criminoso, mas, na opinião dele, fere os princípios da razoabilidade e moralidade previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

Lembrou ainda que o cidadão estaria impedido judicialmente de se aproximar da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) e destacou a necessidade de ser garantida a “segurança da colega de trabalho”. Segundo Polezi, o relacionamento de Zezinho Pereira com o munícipe aparentava ser “bastante amigável e íntimo” e que a Casa já aprovou a moção de repúdio nº 234/2021 em relação a essa pessoa, porque teria produzido ataques e ofensas à Câmara e à honra dos membros do Poder Legislativo.

Para Polezi, o cidadão seria um “causador de confusão e atraso”, considerado um desafeto e que, nas denúncias produzidas, teria afirmado que possuiria informações internas da Casa. “Não temos como afirmar que esse tal contato é o vereador que ocupa a segunda secretaria. Mas é inaceitável um membro da honrada Mesa Diretora manter relacionamento com figura tão desprezível e imoral, que não mede esforços para denegrir a imagem desta Casa e de seus integrantes democraticamente eleitos”, colocou, no documento.

Após a leitura, o presidente da Casa, vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, colocou em votação do Plenário se seria acatado o pedido de início de processo de destituição do vereador Zezinho Pereira do cargo de segundo secretário da Mesa Diretora. O pedido foi rejeitado por 14 votos contrários. Conforme previsto no Regimento, o autor do pedido e o denunciado ficaram impedidos de votar.

Confira, no vídeo, nesta página, a leitura do pedido e o processo de votação.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904


Legislativo Fabricio Polezi

Notícias relacionadas