PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE NOVEMBRO DE 2023

Luta das pessoas ostomizadas recebe destaque em discurso na tribuna


Pedro Kawai, em discurso regimental na 66ª Reunião Ordinária, lembrou que Câmara aprovou legislações com o intuito de ampliar direito de pessoas ostomizadas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai discursou pelo tempo regimental de 3 minutos na tribuna da 66ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (16)






As conquistas e desafios dos ostomizados - pessoas que passaram por procedimento cirúrgico para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação - foram destacadas em discurso do vereador Pedro Kawai na tribuna da 66ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (16).

"Hoje, dia 16, é o Dia Nacional dos Ostomizados, e essa Casa tem várias referências com relação às pessoas ostomizadas. Pessoa ostomizada, para quem não sabe, é aquela que usa uma “bolsinha” [coletora]. São pessoas que passaram por alguma cirurgia ou acidente, ou estão em tratamento por conta de câncer, por conta de doenças inflamatórias intestinais", explicou o vereador.

Pedro Kawai relatou que um de seus primeiros contatos com os desafios enfrentados pelas pessoas ostomizadas se deu ainda em seu primeiro mandato, quando conheceu uma pessoa que não conseguiu participar da "Virada Cultural" devido à falta de estrutura adequada para recebê-la. "Fomos levantar o que estava acontecendo e, de lá para cá, várias legislações foram apresentadas por esta Casa e foram aprovadas. São 5 leis. Então, a gente só vai entender, só vai perceber as dificuldades da pessoa ostomizada quando se conhece o que é e o que precisa ser feito, de fato [a realidade]", falou o vereador.

Ainda de acordo com o parlamentar, em Piracicaba, o primeiro banheiro público preparado para receber pessoas ostomizadas foi construído no Engenho Central mas, atualmente, ele não está funcionando: "está fechado, está desativado. Fica aqui o meu registro e a minha reclamação em relação a isso, que o Engenho, que era uma referência em relação a isso, o primeiro espaço com banheiro para ostomizados, mas foi fechado".

O discurso completo de Pedro Kawai pode ser revisto, na íntegra, no vídeo que acompanha esta matéria.  



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas