
14 DE FEVEREIRO DE 2014
Aprovada em plenário, reunião solene será realizada em março
Capela foi fundada em 1914, mesmo ano de inauguração da Paróquia Matriz Imaculada Conceição
A Câmara aprovou a realização de solenidade para comemorar o centenário da Capela Rural São José, no bairro Godinho. A celebração ocorre na unidade religiosa às 18h do dia 8 de março, a pedido do vereador José Aparecido Longatto (PSDB). O requerimento 108/2014, de sua autoria, foi aprovado na reunião ordinária de quinta-feira (13).
A fundação da capela aconteceu em março de 1914, no mesmo ano de inauguração da Paróquia Matriz Imaculada Conceição, que até 1979 foi a responsável pela coordenação das atividades, sob o comando do monsenhor Jorge Simão Miguel. Depois disso, foi vinculada à Igreja Sant’ana, no Jardim Primavera, da terceira região da Diocese de Piracicaba.
Com missas todos os quartos sábados no mês, celebração da palavra aos domingos e catequese durante a semana (ministrada por Ângela Maria Zambon Naléssio desde 1992), a capela rural também realiza, a cada ano, a festa do padroeiro.
A capela foi construída pelo pedreiro Jacó Lucentini e reformada nos anos 1960 por Luiz Zanin, de acordo com memórias dos moradores, e tendo passado por melhorias em outubro de 1986, conforme relato no livro tombo da Igreja Sant'Ana. Os terrenos para a construção foram doados pelos casais Joaquim Maria de Souza e Emília Rosa de Souza e Alesso Amadio e esposa, moradores no bairro rural Guamium.
Por meio das memórias das famílias com propriedades no bairro rural Godinho, e que lá estão há mais de 60 anos, muitos freis e padres celebraram missas na capela, entre eles frei Augustinho, frei Aurélio, frei Cirilo; frei Cesário, frei Henrique, monsenhor Jerônimo Gallo e monsenhor Jorge Simão Miguel.