
23 DE JANEIRO DE 2014
Estrada rural passa por manutenção após fortes chuvas no início do mês
Vereador visitou bairro na tarde desta quinta-feira (23)
As obras para reconstrução de parte da estrada do bairro Canal Torto tiveram início na manhã da última quarta-feira (22), após prejuízos com a chuva no início de janeiro. Para saber como os trabalhos estão sendo conduzidos pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) esteve no local nesta quinta-feira (23). A manutenção na região do distrito de Ártemis surgiu a pedido do parlamentar, que foi procurado por moradores da Zona Rural.
Os prejuízos ocorreram após temporal de duas horas ininterruptas em 4 de janeiro, que provocou a erosão do solo no trecho que liga os ranchos aos demais bairros e é cortado por um ribeirão. Com a força da vazão das águas atravessando a estrada, a rede de manilhas foi obstruída, árvores foram derrubadas e blocos inteiros de concreto destruídos. Longatto já havia visitado o local em 9 de janeiro, acompanhado de engenheiros da Sema e do secretário da Pasta, Waldemar Gimenez.
Na tarde desta quinta-feira (23), Longatto constatou o trabalho de quatro funcionários da Sema, que faziam o aterro da estrada com um caminhão, uma escavadeira hidráulica e uma esteira. Para a execução do trabalho, as pedras estão sendo fornecidas por Jerônimo Santin, morador do bairro que possui jazidas há 300 metros do local danificado, além de cinco caminhões cedidos pelo Grupo Raízen, que transportam lajão britado de Saltinho.
Segundo José Anibal Colchette, funcionário da secretaria, a equipe continua as obras nesta sexta-feira (24), com previsão de encerramento na segunda-feira (27). Cumprido o processo de aterro, as obras seguem com a inserção de uma nova rede de tubos d’água para o escoamento do fluxo do ribeirão. Elas irão auxiliar as outras três redes existentes, evitando, desta forma, problemas futuros no local.
Para Longatto, a agilidade do trabalho só foi possível por meio da compreensão dos moradores do bairro e a colaboração da iniciativa privada. “Estou acompanhando de perto a obra e tenho certeza que ela trará benefícios aos moradores. Os trabalhos estão sendo bem conduzidos e devemos agradecer o empenho da Sema e a colaboração do grupo Raízen e de Jerônimo Santin”, disse o vereador.