PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE ABRIL DE 2024

Isaac Jorge Roston Júnior receberá a 'Medalha de Mérito Legislativo'


Honraria foi proposta pela vereadora Rai de Almeida no projeto de decreto legislativo 8/2024, aprovado nesta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Projeto de decreto legislativo de Rai de Almeida foi aprovado nesta segunda-feira






O ex-vereador Isaac Jorge Roston Júnior receberá da Câmara a "Medalha de Mérito Legislativo", por iniciativa da vereadora Rai de Almeida (PT), autora do projeto de decreto legislativo 8/2024, aprovado nesta segunda-feira (8), na 18ª Reunião Ordinária.

Filho de Isaac Roston e Olga Alves, Isaac nasceu em Piracicaba, em 1º de junho de 1959. Na juventude, fez parte de um grupo de jovens no bairro Pauliceia, ajudando pessoas junto à Pastoral da Juventude, na Igreja dos Frades, e também se envolveu com as atividades da Pastoral da Favela.

Isaac foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Piracicaba. Indicado a candidato a vereador nas eleições de 1982, recebeu pouco mais de 500 votos, sendo eleito o vereador mais jovem de Piracicaba e o primeiro do PT na cidade.

Após a posse, em janeiro de 1983, para o mandato de seis anos, o primeiro projeto que protocolou na Câmara foi para a criação das frentes de trabalho, não aprovado sob a justificativa de que a Prefeitura não tinha recursos.

Em 1985, fez um estudo da proposta de Lei Orçamentária enviada pelo prefeito e, ao notar que as prioridades não eram educação, saúde e transportes, motivou os outros vereadores a rejeitarem o projeto, somente depois colocado em prática por decreto, sem a aprovação da Câmara.

Isaac foi reeleito vereador em 1988 e, em 1989, no início do mandato do prefeito José Machado, passou a ser o líder do governo na Câmara. Também participou da elaboração da Lei Orgânica do Município, promulgada em 1º de agosto de 1990.

Em 2001, Isaac foi convidado pelo prefeito José Machado, em seu segundo mandato, para coordenar o Orçamento Participativo. Também atuou junto à Secretaria de Governo e na Casa da Cidadania e acompanhou a elaboração do Plano Diretor e o Congresso da Cidade.

Após o término do governo José Machado, entre 2005 e 2010 Isaac assumiu, em Sumaré (SP), a Secretaria de Participação e Cidadania e depois a Secretaria de Governo.

De volta a Piracicaba, Isaac deu suporte para os mandatos dos vereadores José Antonio Fernandes Paiva e Chico Almeida, ambos do PT. Foi também candidato a vice-prefeito de Piracicaba em 2016 e seguiu como professor, ministrando aulas.

"Isaac é um companheiro de muitas lutas e, desde muito jovem, quando ainda estudante, participou da luta quando o governo do Estado queria fechar a 'Jorge Cury', da qual ele era aluno. Teve destaque nesta Casa como legislador e, em 1985, na Lei Orçamentária, onde destacou prioridades para educação, saúde e transportes", reforçou Rai de Almeida, ao justificar voto na tribuna.

"Conheço Isaac desde a década de 1990, foi um dos participantes do Orçamento Participativo, sempre participando das discussões da cidade", completou a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas