
12 DE DEZEMBRO DE 2023
Festival Afropira promove cultura negra e empoderamento da população preta e parda
Vereador Pedro Kawai (PSDB)
O Instituto Afropira receberá moção de aplausos pela 10ª edição do festival que reúne diferentes linguagens da cultura afro em Piracicaba na Semana da Consciência Negra, com foco no dia 20 de novembro, em reverência ao legado libertário de Zumbi dos Palmares.
A iniciativa da homenagem é do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da moção 233/2023, que foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (11).
A organização homenageada promove a valorização e disseminação da cultura negra em Piracicaba e Região. Fundado em 2013, o instituto realiza anualmente o Festival Afropira, que, em 2023, alcançou sua 10ª edição, reunindo mais de 25 mil pessoas em diferentes palcos da cidade. O evento busca empoderar a população preta e parda, destacando a diversidade e os ideais libertários de Zumbi dos Palmares no Dia da Consciência Negra.
Além de atividades culturais, o instituto também se envolve em ações sociais, adotando o conceito ESG sigla em inglês, que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas.
O festival inclui uma variedade de expressões culturais afro, como música, dança, capoeira, oficinas e debates. Oferece também atendimentos gratuitos, como cortes de cabelo artístico e maquiagem, e promove espaços de encontro inter-religioso.
O evento conta com o apoio do governo estadual e de diversas entidades locais, destacando-se como o maior encontro afro do interior paulista. Em 2023, a programação incluiu shows, oficinas, desfiles, feiras e lançamentos, culminando no Grande Festival Afropira, com a participação de artistas renomados.
O instituto, liderado por Elaine Teotônio, busca não apenas celebrar a diversidade, mas também conscientizar sobre questões estruturais, como o racismo, defendendo a necessidade de ações afirmativas para enfrentar desigualdades históricas.
A homenagem será entregue à idealizadora e diretora do Festival Afropira, Elaine Teotônio e ao seu esposo, o Mestre Marquinho.