PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2023

Infraestrutura urbana e saúde pautam requerimentos nesta quinta (23)


Proposituras estão na pauta da Ordem do Dia da 14ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, que traz um total de 41 matérias



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

A 14ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba tem início previsto para as 19h30 desta quinta-feira (23)



A busca por informações junto ao Executivo sobre a conservação viária do município e sobre o funcionamento e infraestrutura da rede básica de saúde domina parte significativa dos 24 requerimentos que devem ser apreciados em plenário nesta quinta-feira (23), durante a 14ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara de Piracicaba.

requerimento 163/23, de Pedro Kawai (PSDB), pergunta se foram feitos estudos para a eventual realização de uma operação tapa-buracos na rua Manoel de Barros Ferraz, em Santa Terezinha. Solicitação semelhante é feita por meio do requerimento 166/23, de Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que quer saber se foram realizados estudos, por parte do Executivo, para a recuperação asfáltica nas ruas Antônio Carlos da Rocha Conceição, Lydia Mella Rodrigues e Maria Inês do Carmos Erler Herrera, no Alto da Boa Vista.

Outro requerimento sobre o tema, o 175/23, de Gustavo Pompeo (Avante), solicita informações sobre o recapeamento asfáltico realizado na Avenida Frei Francisco Antônio Perin, no Novo Horizonte. O parlamentar questiona se foram feitos estudos adequados, antes da obra, e busca informações sobre a qualidade e quantidade de materiais utilizados no preparo do solo.

Já o requerimento 182/23, de Thiago Ribeiro (PSC), pergunta sobre a fiscalização do contrato entre a Prefeitura e empresa especializada na recuperação asfáltica da cidade. O vereador quer saber quem são os atuais responsáveis pela fiscalização do instrumento contratual e pede a relação dos serviços realizados, com fotos do antes e depois das ordens de serviço abertas. 

Saúde - Outro assunto em pauta na reunião desta quinta-feira é a infraestrutura da saúde pública no município. O requerimento 159/23, de Laércio Trevisan Jr. (PL), pergunta sobre a eventual retirada de guardas civis que ficavam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. Ele quer saber se os agentes realmente foram alocados para outros postos e pergunta se "em caso de agressão, desentendimento, ameaça, brigas, quem seria o responsável pela segurança nas UPAs?".  

Já o requerimento 160/23, de Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, solicita o levantamento do número de estudantes da educação básica da rede municipal de ensino que possuem doenças crônicas e que, por isso, precisam de um cardápio adaptado, como por exemplo nos casos de alergia ao glúten e outros alimentos, e pergunta sobre os protocolos atualmente adotados pela rede para a elaboração dessas refeições e para a aquisição de gêneros alimentícios. 

Também sobre a temática saúde, o requerimento 162/23, de Ana Pavão (PL), quer dados sobre uma eventual fila para exames de imagem e oftalmológicos na rede municipal de saúde. 

Outro requerimento em pauta, o 177/23, de Anilton Rissato (Patriota), solicita informações ao Chefe do Executivo sobre a reforma da USF (Unidade Saúde Família) do bairro Santana.

Outras proposituras - Além dos requerimentos, também devem ser apreciados dezesseis projetos de lei. Destes, 6 estão em primeira discussão e tratam de denominações de vias e espaços públicos.

Os demais projetos de lei, em segunda discussão, versam sobre temas como a criação de cargos no Executivo e sobre o "Cordão de Girassol", instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência não visível, e também sobre a denominação de vias.  

Há ainda em pauta uma moção de apelo à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) para que seja reativada a linha de ônibus intermunicipal Piracicaba / Anhembi / Botucatu e um projeto de resolução. 

Esta última propositura, o projeto de resolução 2/23, de Gustavo Pompeo, com emenda modificativa de Pedro Kawai, busca alterar no Regimento Interno da Câmara o tempo a ser utilizado pelos parlamentares quando da discussão e análise das matérias em pauta.

A Ordem do Dia, na íntegra, pode ser lida aqui



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo

Notícias relacionadas