PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE JUNHO DE 2023

Informatização da Saúde: requerimento cobra detalhes do Executivo


Segundo vereadora Rai, gestão ainda não contempla todas as unidades da cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Rai de Almeida apresentou as dúvidas na tribuna da Câmara






A vereadora Rai de Almeida (PT) cobra do Executivo informações sobre o Giespp (Sistema de Gestão da Secretaria de Saúde), responsável pela informatização das unidades de saúde no município e cujos investimentos em 24 meses serão de R$ 6,3 milhões. Ela reuniu suas dúvidas sobre o assunto no requerimento 570/2023, que a Câmara aprovou nesta segunda-feira (26), na 37ª Reunião Ordinária.

Os questionamentos são se a prefeitura já fez pagamentos à empresa contratada desde a assinatura da ordem de serviço, em 25 de janeiro, quais são os valores, as datas de cada pagamento e os respectivos serviços prestados.

Ela também pergunta em quais unidades de saúde o sistema já opera e em quais ainda falta a implantação. “É verdadeira a informação de que o sistema não contempla alguns setores e departamentos, enquanto o sistema antigo contemplava? Se sim, quais são os motivos e o que será feito para sanar tal problema?”, aponta Rai.

O requerimento traz informações adicionais sobre o Giespp e cita que a fonte é o site da Prefeitura de Piracicaba. Entre os pontos citados está que a informatização de 100% sistema contemplaria 161 unidades de atendimento e administrativas, o que permitiria verificar, em tempo real, a situação de cada paciente. A migração total teria como objetivo deixar o trabalho da pasta mais ágil, menos burocrático e com menos uso de papel.

Segundo a vereadora, a tecnologia implantada é da Giespp (Gestão Inteligente De Educação e Saúde Pública e Privada Ltda), empresa do Grupo Eicon, vencedora do pregão eletrônico 519/2022. “Assim que iniciada sua implantação, os usuários da rede pública de saúde poderão, entre outros serviços, marcar consultas e exames, agendar retirada de medicação, acessar seu histórico de uso da rede, além de avaliar como foi atendido na unidade de saúde e pelo próprio médico, tudo isso por meio de um aplicativo, sem sair de casa”, cita o requerimento de Rai de Almeida, ao reproduzir um trecho da reportagem do Centro de Comunicação Social da Prefeitura.

Após a aprovação do requerimento, a vereadora Rai de Almeida subiu à tribuna da Câmara para expor seus argumentos e disse que chegou ao seu gabinete a informação de que o sistema ainda não está totalmente instalado (confira no vídeo).



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas