PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE ABRIL DE 2023

Hall do Salão Nobre será denominado 'Laudelina Cotrim de Castro'


Laudelina de Castro foi a primeira vereadora mulher a assumir uma cadeira como suplente na década de 50



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo a Cidade é Sua






O projeto de resolução 1/23, que dispõe sobre a denominação de “Laudelina Cotrim de Castro” para o hall do Salão Nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara Municipal de Piracicaba, foi aprovado na 22ª Reunião Ordinária de 2023. A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo a Cidade é Sua, autora da propositura, fez a leitura da justificativa no discurso como líder partidária e disse que "em 200 anos de Câmara, só tem fotos de homens no hall". Ela sugeriu que seja colocado um quadro com a foto da homenageada valorizando tanto o espaço como na representatividade feminina.

Nascida em 12 de abril de 1907, Laudelina era filha do professor Benedito Cotrim Dias e de Cândida Wolf Cotrim Dias. Foi casada com Docler de Castro e não teve filhos. Exerceu o cargo de vereadora, como suplente, no ano de 1950, tornando-se a primeira mulher a ocupar uma cadeira no parlamento piracicabano, através do PSP (Partido Social Progressista).

Foi professora, animadora cultural e musicista. Em 1932, formou- se na antiga "Escola Normal Oficial de Piracicaba", posteriormente denominada "Escola Normal Sud Menucci" onde lecionou por vários anos. Quase aos 50 anos, ingressou no curso de Psicologia  da USP (Universidade de São Paulo), onde graduou-se em 1959.

Amante da música, era pianista, bailarina, acordeonista, violonista e cantora. Organizava shows artísticos, espetáculos teatrais e balé - eventos que montava e acompanhava ao piano- bem como outros tipos de festas, envolvendo seus alunos e pessoas da sociedade. De acordo com a propositura, a homenageada “estava sempre envolvida nos movimentos da vida cultural da cidade e publicou muitos artigos no Jornal de Piracicaba". Laudelina de Castro faleceu em Piracicaba, aos 74 anos, no dia 13 de setembro de 1981.

Para assistir ao discurso completo da parlamentar, clique no vídeo acima.



Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas