PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE NOVEMBRO DE 2020

Grupo Musical Água de Vintém receberá moção da Câmara


Propositura foi aprovada durante a reunião ordinária na noite desta segunda-feira (9).



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, segunda-feira (9), a moção de aplausos 123/2020, em que homenageia o Grupo Musical Água de Vintém – Conjunto de Choro. A votação aconteceu em SDR (sistema de deliberação remota), adotado desde o início da pandemia, em que apenas o presidente da Casa fica no plenário Francisco Antonio Coelho e os outros parlamentares acompanham de seus gabinetes ou de suas casas.

Criado em 2011 em Piracicaba, desde 2018 o grupo conta com uma nova formação e roupagem, trazendo guitarra, violão tenor e o cavaquinho dialogando com melodias do bandolim. É composto por Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor), Xeina Barros (pandeiro), Charles Barreto (cavaco), Guilherme Girardi (violão de 7 cordas) e Marcus Godoy (violão e guitarra). Também fizeram parte do grupo, ainda em sua primeira formação, os músicos Saulo Ligo (cavaquinho) e Paula Borghi (violão). 

Água de Vintém apresentou-se em eventos do Sesc nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, em diversos festivais e programas dedicados ao choro, destacando-se o 1º Festival de Choro de Avaré e na Semana Seu Geraldo de Música de Leme.

No ano de 2013, lançou o primeiro CD intitulado Café da Dona Chica, com 12 choros inéditos, sendo alguns de autoria de componentes do grupo. Ainda em 2013 participou do evento 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, também foi uma das atrações especiais da III Semana Seu Geraldo de Música de Leme, em São Paulo.

Já em 2014, apresentou-se no auditório da Adunicamp no VII Encontro de Choro da Unicamp e gravou o Programa Talentos, da TV Câmara, em Brasília, no Distrito Federal. No mesmo ano, realizou outros diversos trabalhos relevantes para formação e consolidação do choro como gênero autêntico de música brasileira.

Em 2015, o grupo lançou o segundo disco, desta vez em homenagem ao violonista, compositor e artista plástico piracicabano Sergio Napoleão Belluco, também professor de importância para a música piracicabana e um formador de músicos da região. Lecionou violão na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, no Conservatório Dramático e Musical de Piracicaba e no Conservatório Santa Marcelina, em Botucatu.

O disco contou com texto de apresentação do violonista Alessandro Penezzi, da qual destacamos o trecho: “Quando me tornei aluno de violão do professor Sérgio, aos 11 anos, minha vida adquiriu um colorido novo. Sua forma de ensinar e sua paciência me libertaram de velhos traumas e vícios, prevenindo outros e, no mesmo ano, o conjunto fez shows em vários espaços, destacando-se o Sesc Campinas.”

Também no palco do Sesc Piracicaba, durante a carreira o conjunto apresentou-se ao lado de músicos como Toninho Carrasqueira, Pedro Amorim, Alessandro Penezzi, Nailor Proveta, Toninho Ferragutti, Antônio Rocha, Aquiles Moraes, Ronaldo do Bandolim, Maurício Carrilho, Alexandre Ribeiro, Cristovão Bastos, Déo Rian e Conjunto Época de Ouro. 

O Grupo Água de Vintém é um dos principais conjuntos de choro da atualidade, possui como base o princípio de levar ao público um trabalho feito com muito capricho e atenção aos mínimos detalhes, com respeito à musica, às suas histórias e origens, sejam elas na interpretação de grandes clássicos da música brasileira ou nas composições inéditas que são marca registrada em toda a sua trajetória.

Um dos violinistas mais respeitados no Brasil, Sérgio Assad enumera as qualidades do Água de Vintém. “O grupo prova que não é necessário ‘jazzificar’ o choro para que continue se renovando. A expressividade de Vitor Casagrande, a precisão absoluta de Guilherme Girardi, a cumplicidade de Marcus Godoy, o suingue de Charles Barreto e a delicadeza de Xeina Barros fazem do Água de Vintém um grupo ímpar e inspirador”, analisou.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas