
22 DE MAIO DE 2018
Escola de período integral, do Jardim Monte Líbano desenvolve projeto de extensão, na defesa da educação ambiental, cidadania e sustentabilidade
Professor Gilberto João Beltrame
O professor e coordenador da área de ciências, da Escola Estadual "Prof. Manasses Ephrain Pereira", localizada no bairro Monte Líbano, Gilberto João Beltrame ocupou a Tribuna Popular, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na 29ª reunião ordinária de ontem (21), para destacar a extenção de projeto ambiental desenvolvido com os alunos, com foco na educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, quando abordou a temática: Eletiva – Viveiro Educador.
Beltrame destacou a proposta de fazer algo diferente, na disciplina eletiva, o que resultou no Projeto Viveiro Educador, iniciado em 2015, na utilização de pequenos espaços, em horta vertical. Num segundo momento, o projeto se pautou no trabalho com material reciclável, tendo como disciplina o aprendizado de matemática e ciências.
Beltrame também comentou sobre o descobrimento de outros espaços a serem trabalhados na escola, como a utilização de área ociosa, onde alunos limparam a área, iniciando um projeto pequeno que começou a ganhar força, sendo que a primeira colheita foi a cultura de milho e, hoje há diversidade na produção.
"O aluno se apropria como espaço dele", ressalta o educador, para mostrar que o alimento que era jogado fora agora vira material orgânico. Na primeira colheita, foi de alface, que depois é levado para casa, em função da Merenda Escolar não permitir que se use esta produção na rede pública.
"Houve o incentivo de muitas crianças que agora passam a produzir em casa. Transformaram um espaço que era todo mato, ocioso, agora é espaço útil, de conhecimento, sem nada de produto químico, despertando o interesse próprio. Eles produzem e tem o prazer de levar os produtos para casa", disse.
Beltrame também mostra que o projeto alterou comportamentos, sendo que muitos passaram a comer alface. O projeto possibilitou a formação de parcerias, com algumas ONGs, incluindo a Apta, do governo do Estado, o que começou a mudar pensamentos. Não é só horta, e sim mudança de conceito e postura, que possibilita o crescimento de crianças da periferia.
Em aparte, o vereador Isac de Souza (PTB) parabenizou a iniciativa, que ajuda em muito os alunos do Manasses.
Encerrando suas considerações, Beltrame falou da replicabilidade, envolvendo a Unimep, Esalq, Ilha Solteira e Lar Betel.
A vereadora Nancy Thame (PSDB) também se manifestou sobre o assunto apresentado pelo professor, no despertar de valores e consentimento de trabalho coletivo.
O vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB) também parabenizou Gilberto e, reiterou a sugestão de projeto similar para escolas municipais.
O vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB) também parabenizou o projeto, com destaque na sabedoria do aluno, sendo que em cada cultura o aluno explica todo o processo. O parlamentar ainda considerou a disposição dos professores, que bancam o próprio projeto.
A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronal Adriana também elogiou a iniciativa, nas escolas integrais. E, rogou que este projeto seja extensivo a outras escolas, a exemplo da Dario Brasil, que tem cinco mil metros quadrados e muito espaço ocioso, e a Pedro Morais Cavalcante que também tem espaços não aproveitados.
O vereador Dirceu Alves da Silva (SD) também reiterou a importância do projeto, lembrando que a agricultura cria valores. Dirceu disse ter orgulho de ter nascido e criado no sítio.
O vereador Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS) também cumprimentou o professor Beltrame e falou dos projetos da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em parceria que poderia ser estabelecida.