PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE OUTUBRO DE 2018

Fórum vê “avanços” na revisão do Plano Diretor Municipal


Mudanças no texto, feitas pelo Ipplap, foram apresentadas em encontro na tarde desta sexta-feira (26)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A revisão do PDM (Plano Diretor do Município) já obtém alguns “avanços”, na avaliação do arquiteto Rodrigo Munhõz, membro do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e integrante do Fórum de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável. Ele apresentou mudanças feitas pelo Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), na tarde desta sexta-feira (26), em reunião na Câmara.

“Por enquanto, o PDM não está delineado como lei, mas a gente entende que houve alguns avanços em termos da gestão de uma cidade mais igualitária”, avalia Munhõz. No entanto, algumas questões apresentadas pelo Fórum ainda não foram contempladas e o passo agora é buscar um esclarecimento mais detalhado junto ao corpo técnico do Ipplap.

“A gente gostaria de ter um entendimento do que aconteceu, porque essas propostas não foram contempladas, e tentar, de alguma forma, trabalhar junto com o Ipplap para que a gente consiga responder algumas das idéias e transmitir elas em forma de lei”, acrescentou.

Mas dentre os avanços, o arquiteto avalia que o novo PDM propõe uma cidade mais densa, que utiliza melhor a estrutura urbana já consolidada, buscando a aplicação de alguns instrumentos, como o IPTU progressivo e a utilização compulsória no tempo.

“Além disso, tem a proposta da criação de uma zona de adensamento maior para contenção do espraiamento da cidade e a utilização de uma taxa de ocupação para favorecer as áreas mais compactadas e desfavorecer as áreas mais distantes do Centro”, disse.

Desde o início do Fórum de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, o PDM foi bastante discutido e os participantes do colegiado coordenado pela vereadora Nancy Thame (PSDB) apresentou diversas propostas.

“Fizemos um quadro comparativo do que está sendo produzido pelo Executivo para ver quais pontos não foram contemplados e entender quais os motivos destes não serem acolhidos”, avalia Nancy.

Ela lembra, no entanto, outras atuações do Fórum, como a discussão sobre o PMGIRS (Programa Municipal Integrado de Resíduos Sólidos) e o Plano de Arborização Municipal, que já foram colocadas neste ano e devem ser intensificadas a partir de 2019. “Já estamos preparando um cronograma do que faremos a partir de janeiro”, destacou a vereadora.

Formado em dezembro de 2017 por Nancy e o vereador Paulo Serra (PPS), o Fórum reúne especialistas e representantes de diversas entidades e instituições. Os encontros acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês. A próxima reunião já está agendada para 30 de novembro, a partir das 14h, na Sala 2 do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Fórum Gestão e Planejamento Territorial Sustentável Paulo Serra Nancy Thame

Notícias relacionadas