PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE JULHO DE 2018

Fórum Territorial entregará propostas para subsidiar Plano Diretor


Membros participaram de oficinas de capacitação para fundamentar sugestões.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Uma comissão de integrantes do Fórum de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, de autoria dos vereadores Nancy Thame e Paulo Serra, composto por várias instituições e membros da sociedade civil, entregará na próxima semana ao Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento (IPPLAP), Artur Ribeiro Neto, propostas que devem subsidiar a revisão Plano Diretor.


Durante o processo de revisão que teve início no mês de janeiro, os integrantes acompanharam as oficinas, plenárias e capacitações feitas pela Prefeitura, além de realizar diversas ações com objetivo de mobilizar a participação da sociedade nas discussões.

Na segunda reunião do Fórum se dividiram em três grupos de estudos: Planos Municipal/Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação Ambiental, a partir de interesse dos participantes.

Os encontros ocorreram separadamente para construção de propostas iniciais e com a observação da necessidade de convergência de planos setoriais ao Plano Diretor, especialmente os planos de mobilidade, de habitação e de saneamento básico, entre outras ações.

O Cientista Político, Bruno Grisotto Vello, representante da Imaflora e do Observatório Cidadão de Piracicaba, alertou para sugestões claras e bem articuladas, a fim de serem incorporadas a nova proposta de lei de alteração do Plano Diretor.

Entre as diversas reuniões do Fórum, também foram discutidos, projetos de leis e pareceres técnicos que tem interface com o Planejamento Urbano e Plano Diretor.

Para o vereador Paulo Serra (PPS), "o Fórum aproxima o Poder Legislativo Municipal da população e ao mesmo tempo, reúne profissionais extremamente capacitados, que se dedicaram muito ao longo desses meses com a intenção de levar ao executivo propostas ricas em conteúdo e adequadas à realidade de Piracicaba", afirma. O parlamentar ressalta ainda que os encontros seguem normalmente após a revisão do Plano Diretor, visto que é Fórum permanente na Câmara de Vereadores de Piracicaba e continuará atuando com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema e levantar novas propostas e sugestões para cidade.

A vereadora Nancy Thame comentou que, paralelamente ao Fórum e com a participação de muitos de seus integrantes, foram promovidos momentos de debates muito ricos na Escola do Legislativo, por meio de mini curso e seguintes temáticas: “Os desafios do Plano Diretor e a perspectiva do instrumento na Zona Rural”, o “Instrumento do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), a Requalificação Urbana e o Patrimônio Histórico", o Desafio do Desenvolvimento Urbano Sustentável", “Habitação de Interesse Social e suas Interferências no Território", “a Legislação e os caminhos da segregação sócio espacial" e “Parques Lineares como Instrumento de Urbanidade e a Valorização dos Corpos D'Água".

“As várias ações têm trazido a participação cada vez maior da população e de técnicos, que se interessam pelo conteúdo e que podem contribuir sobre maneira para um município mais sustentável”, destaca Nancy.

Para o segundo semestre, o Fórum definiu que organizará seminários, debates, mesas-redondas e oficinas com o intuito de promover a discussão sobre cada temática do Fórum.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Fórum Gestão e Planejamento Territorial Sustentável Paulo Serra Nancy Thame

Notícias relacionadas