
20 DE FEVEREIRO DE 2008
A 41.a Edição do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Piracicaba transcorrida no dia de hoje, 20 de fevereiro, às 19h30, no plenário da Câmara "Francisco Ant (...)
A 41.a Edição do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Piracicaba transcorrida no dia de hoje, 20 de fevereiro, às 19h30, no plenário da Câmara "Francisco Antonio Coelho", Rua Alferes José Caetano, 834, centro, sob a coordenação do vereador Euclides Buzetto (PT) avaliou o andamento da Campanha Pela Reversão das Águas do Sistema Cantareira para a Bacia do Rio Piracicaba, que tem como objetivo colher o máximo de assinaturas das cidades que compõem a Bacia do Rio Piracicaba. A mobilização popular resultará em documento a ser entregue ao governador do Estado, na formulação de um Mega Projeto que possa contemplar os interesses da população e da Sabesb no tocante à utilização dos mananciais que formam o Sistema Cantareira.
O palestrante principal da noite, o professor da Esalq, Octávio Nakano discorreu sobre os 33 anos em que o governo do Estado de São Paulo penalizou a população ao decretar a retirada de um volume de água que, segundo observadores representa uma represa de Itaipú, cheia. "Isto foi um mau exemplo, que não pode ser repetido", sintetizou o estudioso.
Nakano também respondeu a questionamentos de ambientalistas e pesquisadores que participaram da reunião do Fórum, e confirmou os indicativos mundiais que mostram que nações poderão entrar em guerra pela água. Nakano considerou que os prejuízos impingidos ao rio não voltam mais. Também comentou sobre os problemas em decorrência de todo este processo, com o aparecimento de lagoas que se formaram ao longo do rio.
O diretor-proprietário da Gazeta Regional, Antonio Benedito Moura cobrou a responsabilidade da Sabesp na recomposição da Bacia do Rio Piracicaba. Ele defendeu a recomposição de águas nos mananciais do Vale da Ribeira; de Barra Bonita e outras alternativas. Lembrou que estamos quase no prazo de discutir a nova outorga. Falou da necessidade de retomar um movimento político, para fazer frente à Sabesp, sob o risco da companhia não fazer nada. "O que precisamos é fazer com que os políticos atuem junto ao Governador para acionar a Sabesp". Também ressaltou a mentira que foi passada há 33 anos e, finalizou suas considerações destacando a importância da multiplicação dos abaixo-assinados como forma de pressão política.
O representante de Hortolância, Rubens Carvalho comentou sobre os 75 dias de chuvas na cidade, o que serviu de alerta sobre o problema da falta de água para uma população de 210 mil habitantes. A consideração é que na cidade não há horto, devido a morte de nascentes. Comentou sobre o plano de recuperação destes mananciais. Em tom de apelo, pediu para as cidades abrir o olho com esta questão e, defender uma negociação justa com a Sabesp.
Também discursaram na reunião: Gislene Von Geisten - AAUN - PV Campinas; Ronaldo Almeida - assessor do deputado estadual Roberto Felício (PT); o vice-presidente da Câmara de Piracicaba, o vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PTB); Hugo Pedro Carradore - Historiador, José Carlos Masson - Crea. Além de outras pessoas e autoridades e integrantes de entidades ambientais, e representantes das cidades da região, como Rio Claro e Valinhos. O vereador José Luiz Ribeiro (PSDB) enviou assessores.
EXTRAORDINÁRIA
O coordenador do Fórum, o vereador Eculides Buzetto, no decorrer da reunião colocou em votação e, obteve aprovação unânime para a realização de reunião extraordinária, dentro de 15 dias, onde os integrantes do Fórum devem deliberar sobre o projeto de revitalização das nacentes do município de Piracicaba, em projeto de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP). Na oportunidade, o Fórum também deve analizar a problemática dos moradores do bairro Monte Alegre que se vêem às voltas com a construção de uma estação de esgoto no bairro, fruto de novo loteamento na região.
O assunto deveria ser tratado na reunião de hoje. Porém, por falta de tempo hábil, tanto representantes de moradores, como os responsáveis pelo loteamento não puderam expor os conflitos gerados no empreendimento. O verador Eculides Buzetto considerou a possibilidade dos moradores acionar o Ministério Público, ao passo que a Câmara de Vereradores deverá tomar uma posição sobre o caso, uma vez que, aparentemente, está em jogo o sistema ambiental da região, na construção da ETE.
MARTIM VIEIRA MTB 21.939
FOTOS: FABRICE DESMONTS MTB 22.946