
14 DE OUTUBRO DE 2014
Pelo segundo ano seguido, Câmara se "veste" de rosa para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.
Faixas em dois tons de rosa e iluminação especial decoram a fachada da Câmara neste mês
Pelo segundo ano seguido, a Câmara de Vereadores de Piracicaba está "vestida" de rosa para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, tipo que mais acomete o sexo feminino em todo o mundo.
Intervenções na fachada do prédio principal e ações entre os funcionários fazem parte das manifestações do Legislativo piracicabano em apoio à campanha "Outubro Rosa", realizada neste mês em todo o planeta e que, na cidade, é liderada pela Associação Ilumina, entidade sem fins lucrativos que, desde 2009, trabalha em prol do diagnóstico precoce do câncer.
Surgido nos Estados Unidos, no começo dos anos 1990, o "Outubro Rosa" visa estimular as mulheres a realizarem exames periódicos para a detecção precoce do câncer de mama, que é curável quando diagnosticado no início. Pelo mundo, a iluminação rosa é usada como símbolo da união dos povos pela saúde feminina.
Desde a semana passada, funcionários da Câmara levam, sobre o peito, pequenos laços rosas, em referência à campanha. A cor, em tons claro e escuro, também estampa duas faixas, de 12 metros de extensão cada uma, que foram estendidas na frente do prédio principal da Casa de Leis. Além disso, à noite, a fachada, originalmente verde, fica "tingida" pela iluminação rosa especialmente instalada para a ocasião.
"É uma ação que, a exemplo do ano passado, se repete com nosso apoio e nossa solidariedade à Ilumina, mostrando o engajamento da Câmara na luta conta o câncer. Além de embelezar o nosso prédio, demonstramos, nesse singelo gesto de beleza, o quão importante é incentivar essa causa, na qual a Ilumina tanto se engaja", afirma Kátia Garcia Mesquita, diretora do Departamento Administrativo-Financeiro.
Kátia destaca que a ideia de estender as longas faixas cor de rosa em frente à fachada da Câmara partiu da assessora parlamentar Antônia Bento Fischer, que costurou, ela própria, o material. "O objetivo maior é a mobilização pela prevenção do câncer de mama. Percebemos que todos os funcionários gostaram e estão envolvidos na campanha", disse Antônia, que planeja repetir a ação em novembro, quando o foco se volta aos homens, para a prevenção do câncer de próstata.