
02 DE ABRIL DE 2018
Comitiva de sete vereadores da Frente Pró-Saúde Regional visitou campus que aguarda apenas autorização do MEC para iniciar as aulas
Comitiva da Frente Pró-Saúde visitou a Faculdade Anhembi/Morumbi
A Faculdade de Medicina Anhembi/Morumbi mantém diálogo constante com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o intuito de fortalecer parceria em prol de melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A contrapartida da universidade é uma das prerrogativas do Edital do Programa “Mais Médicos”, processo que credenciou a vinda do empreendimento à cidade.
“A gente vem trabalhando essa parceria de maneira muito profícua”, explica Cecília Buck, coordenadora da Faculdade de Medicina, ao receber uma comitiva de sete vereadores da Frente Regional Pró-Saúde na tarde desta segunda-feira (2). “Os alunos irão utilizar a rede municipal de saúde como campo de estágio”, explica. Os detalhes ainda estão sendo organizados entre a entidade e o poder público.
Cecília informa que, a partir do Edital “Mais Médicos”, a Faculdade Anhembi/Morumbi oferece 10% do faturamento bruto anual à rede pública de saúde. No entanto, o montante não poderá ser revertido como repasse financeiro, mas em melhorias, como pagamento de bolsas de residência, obras de infra-estrutura nas unidades, compra de equipamentos e ainda capacitação de profissionais.
Em dezembro do ano passado, o diretor acadêmico da instituição, Marcos Paulo Freire, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba para apresentar o projeto pedagógico da Faculdade Anhembi/Morumbi. Na oportunidade, ele informou que há previsão de gerar R$ 6 milhões de receita anual ao Município em benefícios, dentro do prazo de seis anos de instalação da universidade.
Crítico contundente da situação da saúde na cidade, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) enalteceu os benefícios gerados pela Faculdade. “A instalação nos traz uma esperança de avanço na questão de novos médicos e também em relação ao apoio que eles poderão oferecer a UBS (Unidades Básicas de Saúde)”, disse.
O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), se mostrou “maravilhado” com a estrutura do campus da Faculdade Anhembi/Morumbi, localizado na região do bairro Pompéia. “É a coisa mais linda que eu poderia ter visto. Somos uma cidade privilegiada e a universidade está de parabéns”, disse. “Só contamos agora com os alunos, para que possamos dar início nas aulas talvez ainda neste semestre”.
O campus Piracicaba deve receber 75 novos alunos na primeira turma do curso de medicina. O início das aulas depende, ainda, da publicação de uma portaria pelo Ministério da Educação, o que pode ocorrer nas próximas semanas. Para o futuro, há capacidade para dois mil alunos e a possibilidade receber todos os cursos que já são oferecidos em outros campi, como em São Paulo.
Fundada na década de 1970, a Faculdade Anhembi/Morumbi integra, desde 2007, a Laureate International Universities (LIU), uma rede global de instituições acadêmicas privadas, criada em 1998 e sediada em Baltimore, nos Estados Unidos. Com 76 instituições de educação, a organização está em 29 países, sendo que o Brasil lidera em número de participação, com 11 instituições e cerca de 80 mil alunos. No mundo, LIU conta com 470 mil estudantes e 50 mil funcionários.
Participaram da comitiva da Frente Regional Pró-Saúde os vereadores Dirceu Alves da Silva (SD), Gilmar Rotta (MDB), Laércio Trevisan Jr. (PR), Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), Paulo Campos (PSD) e Wagner Oliveira (PHS).
Também estiveram o vereador Luiz Aparecido Lopes, o “Luiz Funileiro”, da cidade de Saltinho, e os assessores da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), e do vereador Ronaldo Moschini (PPS).