PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE ABRIL DE 2021

Executivo é cobrado a detalhar número de leitos nos casos de Covid-19


Requerimento de autoria do vereador Pedro Kawai foi aprovado na tarde de ontem (15).



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Executivo terá que detalhar número de leitos nos casos de Covid-19






Apresentar informações sobre o número de leitos públicos e privados destinados para o atendimento de casos de Covid-19, no mês de março deste ano. Com enfoque neste questionamento, o vereador Pedro Kawai (PSDB), na 7ª reunião extraordinária de 2021, na tarde de ontem (15) garantiu aprovação do requerimento 411/2021, de sua autoria, em solicitação de informações do Executivo.

A discussão da temática suscitou a manifestação de mais parlamentares, a exemplo de Paulo Campos (Podemos) e do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania).

Para Kawai, há que se entender o que está acontecendo com as mídias sociais da Prefeitura, onde todos os vereadores recebem diversos casos de cidadãos pedindo internação em UTI, mas segundo os dados oficiais, embora tenha 88% de ocupação, a informação lá na ponta, quando se tenta fazer um encaminhamento, é que os hospitais estão lotados.

No requerimento, a indagação é sobre qual o número de leitos públicos (UTI e enfermaria), listagem de unidades, planilhas explicativas e outras informações que estavam disponíveis para o atendimento de casos de Covid-19, no mês de março de 2021, incluindo os hospitais Fornecedores de Cana, Regional, COT (Central de Ortopedia e Traumatologia de Piracicaba), Santa Casa de Piracicaba, Unimed Piracicaba, UPA (Unidade Pronto Atendimento Piracicamirim), e das cidades de Rio das Pedras e São Pedro.

Pedro Kawai defendeu transparência nos dados para poder entender essa divulgação de vagas que está acontecendo nas mídias sociais da Prefeitura. "Eu quero fazer um registro, por conta de todos nós vereadores. O advento da rede social trouxe muitos bônus, com informação e agilidade, mas infelizmente trouxe muita desinformação e fake news, e por conta desta guerra de informações, eu tomei por linha de conduta, sempre consultar as fontes oficiais, da Prefeitura, secretaria, governo estadual, governo municipal, onde tem que ter a informação correta do que está acontecendo. É por isso que a população está totalmente sem entender", disse.

"Não só casos de covid, temos outros casos que estamos precisando e não tem. Não quero, não estou acusando ninguém aqui, só para a gente ter uma ideia, foi divulgado, no dia 11, que a ocupação de vaga estava em 83%, e nos dias 13 e 14, em 78%. Onde estão estes leitos?, que estão implorando. Divulgam que tem vaga e lá na ponta não tem", alertou o parlamentar.

Em aparte à fala de Kawai, o vereador Paulo Campos reforçou que é falta de notificação. "Eu tenho o trabalho fantástico da doutora Flávia, ela tem trabalhado estes gargalos. São pessoas que estão morrendo nas UPAs. Nós temos a antiga clinica Amalfi e antigo hospital Unimed, que poderiam contribuir nesta demanda", ponderou o parlamentar.

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta, também pediu um aparte na fala de Kawai para registrar que a situação está um caos. "Estes dias estava dando 88% de UTi, só que a fala da central é que os leitos estão ocupados. Então, precisa acertar, precisa acertar estes números, com a realidade dos fatos, que não está acontecendo. O dia inteiro eu estou recebendo famílias, chorando, sobre os leitos de UTI", relata.

Gilmar também contesta as falas que dizem que os leitos estão em 88% ocupados. "Eu acho que tem que assumir com seriedade, eu lembro o vereador que acabou verificando o Hospital Unimed, que está limpo, está com todos os equipamentos lá, é pouca coisa para fazer, bem menor do que contratar uma OS da Bahia, que já tem processos nas costas", disse.

Para o parlamentar, é preciso melhorar isso. "Que se gaste um ou dois milhões, mas não nove milhões, para um hospital que vai demorar para ser colocado, quando temos hoje pessoas intubadas no pronto-socorro precisando ir para a UTI. Eu praticamente fui secretário de saúde por quatro anos. Espero não entrar nesta discussão", alertou o parlamentar.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Gilmar Rotta Paulo Campos Pedro Kawai

Notícias relacionadas