Através do programa Conhecendo o Legislativo, um grupo de 57 alunos de oitava série da escola estadual Professora Catharina Casale Padovani, do distrito de Santa Te (...)
Através do programa Conhecendo o Legislativo, um grupo de 57 alunos de oitava série da escola estadual Professora Catharina Casale Padovani, do distrito de Santa Teresinha, visitou a Câmara de Vereadores na manhã de hoje (21), a convite do vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS).
No salão nobre da Casa de Leis os estudantes foram recepcionados pelo vereador, que iniciou as atividades comentando a importância de se conhecer o meio político. Em seguida, assistiram a uma aula sobre a origem das câmaras com o historiador Fábio Bragança e à explicação do advogado Bruno Didoné de Oliveira sobre o sistema de governo republicano e os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Na sequência os convidados seguiram para o plenário, onde ouviram o diretor do Departamento Legislativo, Sandro Silveira, falar sobre a estrutura e funcionamento da Câmara de Vereadores. Silveira também coordenou a simulação de uma reunião ordinária, em que os alunos interpretaram o papel dos vereadores e aprenderam sobre a votação de proposições, o uso da tribuna e dos apartes.
Desde 2004
O programa Conhecendo o Legislativo foi proposto pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB) e iniciado em 2004. Através deste canal, centenas de jovens estudantes já tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento da Casa de Leis e o trabalho dos vereadores.