
15 DE MAIO DE 2023
Representantes do grêmio estudantil da instituição relataram a situação para a Comissão de Educação da Câmara
Estudantes do IFSP levaram o problema da merenda à Comissão de Educação da Câmara
Representantes do grêmio estudantil do campus de Piracicaba do IFSP (Instituto Federal do Estado de São Paulo) relataram problemas no fornecimento de merenda na unidade. Lorena Ramos Pontes e Mariana Rodrigues dos Santos informaram a situação à Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia, na manhã da sexta-feira (12).
“Nós viemos à Câmara para explicar o problema a alguns vereadores e, coincidentemente, tivemos a informação de que a comissão estava se reunindo, então achamos por bem que aqui seria o local mais adequado para apresentar a demanda”, explica Adelino Oliveira, professor do IFSP e que acompanhou as estudantes na visita ao Legislativo.
Mariana e Lorena cursam o 2º Ano do Ensino Médico Integrado com Manutenção Automotiva do IFSP e explicaram que a unidade oferecia bolachas, suco e danone aos estudantes. No entanto, o fornecimento ficou paralisado. “Retornou mais recentemente, apenas oferecendo bolacha e suco”, explicaram as alunas.
Elas destacam que, como as aulas são em tempo integral, a merenda não é suficiente para quem precisa passar o dia inteiro na unidade. Além disso, ponderam que nem todos têm dinheiro para comprar o que é vendido na cantina. “Queremos uma merenda mais saudável e suficiente para quem estuda o dia inteiro”, detalharam. O campus conta com 340 alunos.
As estudantes sugerem que o IFSP firme uma parceria com a Prefeitura de Piracicaba, pela qual possa se utilizar do fornecimento de merenda que já é existe na rede municipal. “Este modelo já existe em outras cidades e poderia ser aplicado aqui”, acrescentam.
A vereadora Rai de Almeida (PT), presidente da comissão, explicou que precisaria dialogar com os outros integrantes, antes de tomar qualquer atitude pelo colegiado. Na sexta-feira, os parlamentares não participaram da reunião. “Mas, independente disso, por meio do meu gabinete podemos, sim, articular uma reunião entre a diretoria do IFSP e o secretário municipal de Educação (Bruno Roza), onde iniciaremos as conversas a respeito da possibilidade de haver essa parceria no fornecimento de merenda”, destacou.
A Comissão de Educação também é formada pela vereadora Ana Pavão (PL), como relatora, e o vereador Fabrício Polezi (Patriota), como membro.