PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

20 DE OUTUBRO DE 2023

Estado de árvore próxima a escola gera preocupações


Escola Estadual Honorato Faustino aguarda respostas sobre corte de árvore



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador André Bandeira (PSDB)



Informações sobre o serviço de corte da árvore localizada na rua Ajudante Albano, junto ao muro lateral da Escola Estadual Honorato Faustino, no bairro São Dimas, são solicitadas no requerimento 938/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB). A propositura foi aprovada, em regime de urgência, na 59ª Reunião Ordinária de 2023, na noite desta quinta-feira (19).

No requerimento, André Bandeira relata que recebeu uma solicitação urgente da Escola Estadual Honorato Faustino relacionada ao corte da árvore localizada perto da escola, devido a preocupações com a segurança.

Ele encaminhou ao Executivo a indicação 3740/2023, para dar seguimento ao corte da árvore, que foi autorizado após uma análise por ultrassonografia em fevereiro de 2023. Foi constatado que a árvore apresentava inclinação perigosa em direção à escola e galhos frágeis que representavam riscos.

No entanto, apesar da autorização, André Bandeira relata que o corte da árvore ainda não foi realizado, causando crescentes preocupações na escola e na comunidade local, especialmente devido às recentes quedas de árvores na cidade.

O vereador entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação (SIMAP), que “surpreendentemente” afirmou que a árvore estava em bom estado de saúde e que não havia previsão de corte no momento.

Após o recebimento das informações discrepantes, André Bandeira faz questionamentos sobre a divergência de informações entre um ofício e uma declaração posterior, a autenticidade das informações fornecidas, a necessidade de esclarecer os resultados da ultrassonografia, o status de outras autorizações de corte de árvores.

Ele também questiona a média de tempo para a efetivação do corte, os protocolos de remoção de árvores em risco, e a existência de um plano de revisão e inspeção de árvores na região.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas