
20 DE MARÇO DE 2018
Representante da entidade esteve na Câmara para apresentar ações que estão sendo desenvolvidas na cidade
Daniel de Raeffray Blanco Nascimento, na 13ª reunião ordinária
Supervisor clínico-institucional do Espaço Pipa - Associação Síndrome de Down de Piracicaba, Daniel de Raeffray Blanco Nascimento esteve na Câmara nesta segunda-feira (19), na 13ª reunião ordinária, para falar sobre as ações que o Espaço Pipa desenvolve esta semana para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, lembrando sempre no 21 de março.
Segundo Daniel, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece a data desde 2011, período em que passou a convidar a população a observar o dia de maneira apropriada e de forma a promover a conscientização sobre a Síndrome de Down.
Daniel apresentou a programação das atividades que o Espaço Pipa traz para a cidade e informou que a descrição está disponível no site https://espacopipa.com.br.
Ele pontou, ainda, que as múltiplas barreiras enfrentadas pelas pessoas com Síndrome de Down, seus familiares e cuidadores. Na avaliação de Daniel, tais barreiras as levam ao esgotamento. "Infelizmente, nestes casos, não temos encontrado nas redes piracicabanas os apoios que estas pessoas precisam", lamentou, citando, na sequência, a necessidade de uma rede de atenção à saúde mental, com equipe de psicólogos.
Além disso, falta absorver a educação inclusiva na cidade e, para tanto, um dos caminhos é qualificar o trabalho nas escolas públicas e privadas. "Reiteramos publicamente nossa disposição e nosso desejo em contribuir para qualificar esse trabalho", declarou.
Após o depoimento de Daniel, os vereadores Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), Pedro Kawai (PSDB), Marcos Abdala (PRB) e Ronaldo Moschini (PPS) destacaram a importância do Espaço Pipa.