PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

10 DE NOVEMBRO DE 2023

Escola treina alunos para situações de emergência


Atividades leves ensinam crianças a lidar com situações de emergência sem gerar medo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Samuca Miazaki (1 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (2 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (3 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (4 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (5 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (6 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (7 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (8 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (9 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Rosa Cristina Magri - diretora

Rosa Cristina Magri - diretora
Foto: Samuca Miazaki (10 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Samuca Miazaki (11 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai

Vereador Pedro Kawai
Foto: Samuca Miazaki (12 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Professora Daniele Aparecida Siqueira

Professora Daniele Aparecida Siqueira
Foto: Samuca Miazaki (13 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Professora Sandra Cristina de Lima

Professora Sandra Cristina de Lima
Foto: Samuca Miazaki Salvar imagem em alta resolução


A Escola Estadual Professora Mirandolina de Almeida Canto, que atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, desenvolveu um treinamento para garantir a segurança dos estudantes. Os alunos foram treinados contra possíveis incêndios e em casos de invasão por um “atirador ativo”. Na manhã desta sexta-feira (10), os alunos do 1º ano fizeram uma demonstração do treinamento ao vereador Pedro Kawai (PSDB).

Os alunos foram treinados pelas professoras de educação física, Sandra Cristina de Lima e Daniele Aparecida Siqueira. Elas conduziram as atividades de uma forma lúdica a fim de não assustar as crianças.

A professora Sandra Cristina executou o treinamento contra incêndios. O treinamento consiste em um alarme de aviso e a saída das crianças lentamente da sala, em fila indiana e com a cabeça abaixada devido à fumaça tóxica. Ao chegar ao pátio, as crianças são questionadas do motivo de andarem de cabeça baixa e ficar abraçados na fila.

Já a professora Daniela Siqueira, treinou as crianças a se abaixarem na sala de aula após ouvir o sinal de alerta de “estranho” na escola. “Eles vão estar na posição inicial na sala e, na hora que for dado o comando do sinal, eles vão ficar prontos. Eu vou fechar a porta, arrastar o armário e já falar "chão". Eles já estão todos treinados para esse momento. Depois eles vão levantar e sair no formato de mãos para cima até o pátio para fazer a finalização”, explicou.

A diretora da escola, Rosa Cristina Magri, relata que com o aumento de atentados em escolas, a Tenente Coronel da Polícia Militar Silvia Andréia Mantoani reuniu os diretores na Diretoria de Ensino. Na ocasião, a policial militar apresentou vídeos elucidativos e explicou que em outros países essa abordagem já se tornou uma prática consolidada.

“Primeiramente, reuni os pais aqui no pátio, falando que haveria esse treinamento, eles foram de acordo, fizeram algumas perguntas, tanto sobre o treinamento de incêndio como o de atirador. Nossas escolas são antigas, elas não têm uma segunda saída, mas fizemos o que pudemos e eu acho que ficou bacana”, afirmou a diretora da escola.

Ao elogiar a iniciativa, o vereador Pedro Kawai destacou que quando residiu no Japão, vivenciou a prática de treinamentos desde a infância, enfatizando a importância do ensino de prevenção para eventos como terremotos.

"E aqui a questão da segurança, infelizmente, é uma realidade. A segurança está bem complicada, passou por momentos difíceis, e a criança ser preparada para reagir e poder se proteger é fundamental”, afirmou o vereador.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Educação Pedro Kawai

Notícias relacionadas