PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE ABRIL DE 2023

Engenheiro detalha lançamento de foguete e parceria com a FAB


Davi Ju Hyun Gong ocupou a tribuna da Câmara durante a 23ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feira (27)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Davi Ju Hyun Gong ocupou a tribuna popular da Câmara na quinta-feira (27)






O engenheiro e empresário Davi Ju Hyun Gong detalhou, na noite desta quinta-feira (27), o lançamento do foguete HANBIT-TLV, ocorrido dia 19 de março, direto da Base Aérea de Alcântara, no Estado do Maranhão. Ele também destacou que o projeto contou com parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira), com apoio da AEB (Agência Espacial Brasileira). “Foi o primeiro lançamento em 20 anos”, disse.

Davi fez um breve relato de sua história no Brasil, lembrando que chegou no País, em 1997, com apenas 15 anos, onde se formou engenheiro civil na Politécnica da USP e, a partir de 2010, passou a atuar como fornecedor de peças para a Hyundai. “Eu resumo minha vida da seguinte forma: eu vim da Coreia do Sul, pertenço ao Brasil e estou enraizado em Piracicaba”, declarou.

Por volta de 2010, quando havia se mudado a Piracicaba, o empresário recebeu uma proposta para atuar como representante da empresa INNOSPACE, que havia celebrado um projeto de parceria para lançamento de um foguete sul-coreano em parceria com a FAB no Brasil. “Naquela época, o foguete era mais ficção do que realidade; eu não sabia que existia base de lançamento no Brasil e eu também não sabia nada sobre foguetes”, destacou o empresário. 

A partir de dois contratos celebrados com a FAB, um de cooperação tecnológica e outro para utilização da Base de Alcântara, foi possível desenvolver o foguete que foi lançado com um sistema de navegação inteiramente produzido no Brasil. “Então, aquilo que parecia um sonho, passou a ser realidade”, disse Davi. 

O objetivo da INNOSPACE, conforme salientou o empresário, é proporcionar o envio de satélites na órbita da Terra. “Cada vez mais, o satélite está ficando mais barato para lançar e está mais acessível; o Universo está cada vez mais próximo da gente. Sendo assim, através desta tecnologia, eu tenho uma visão de trazer as soluções inteligentes para a nossa Humanidade”, analisou Davi. 

Ele salientou, ainda, que pretende “continuar contribuindo” para o desenvolvimento do Brasil, “trazendo aos jovens e aos estudantes novas tecnologias e novas oportunidades, criando novas soluções para um mundo melhor”, finalizou.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Tribuna Popular

Notícias relacionadas