
14 DE MARÇO DE 2024
Thais Maria Ferreira de Souza Vieira será homenageada por ser a primeira mulher a assumir a diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) é autor da propositura
Em reconhecimento à trajetória da engenheira e professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e por ser a primeira mulher a assumir a diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), a Câmara Municipal de Piracicaba irá entregar a moção de aplausos 36/24, após aprovação pelo Plenário na 12ª Reunião Ordinária de 2024, realizada nesta quinta-feira (14). A autoria é do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).
Formada em Engenharia Agronômica pela Esalq/USP em 1995, Thais Vieira alcançou o título de Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp (2003), com período sanduíche no Cirad, na cidade de Montpellier (França) e posteriormente obteve o título de Livre Docente pela USP em 2015. Sua carreira internacional incluiu a posição de pesquisadora visitante na University of California, na cidade de Davis (2018-2019), e seu papel como pesquisadora na Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005).
Desempenhou papéis de destaque em cargos administrativos, sendo vice-coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso - Engenharia Agronômica (2012-2015), coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso - Ciências dos Alimentos (2015-2018) e presidente da Comissão de Graduação da Esalq desde 2019, posição que a tornou a primeira mulher a assumir a presidência da comissão de estudos de graduação.
Além do papel administrativo,Thais Vieira acumula prêmios de destaque, incluindo o Prêmio de Excelência em Docência de Graduação da Esalq e o Prêmio de Excelência em Docência da USP, ambos em 2013. Atua como professora em disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos, coordenando projetos de pesquisa e desenvolvimento focados na otimização de processos sustentáveis para a obtenção de ingredientes funcionais a partir de co-produtos e resíduos agroindustriais, com especial atenção para antioxidantes e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 12.
Essas realizações e contribuições fundamentaram sua ascensão à posição de diretora da Esalq, destacando Thais como líder inspiradora no campo das ciências agrárias.