PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE ABRIL DE 2021

Encontro on-line debate inclusão da pessoa com transtorno autista


Evento marca o mês de conscientização, desenvolvido na Câmara pelo vereador André Bandeira (PSDB).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Como parte do mês de abril, período de conscientização sobre o autismo, acontece no próximo dia 30, a partir das 13h, encontro on-line para debater o projeto de lei 11/2020, que trata da realização de sessões adaptadas de cinema para pessoas com o transtorno. A proposta do vereador André Bandeira (PSDB) tramita na Câmara Municipal de Piracicaba.

A reunião será via plataforma Zoom e, além do parlamentar autor da proposta e organizador do evento, também participarão mães de pessoas com autismo, e representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Piracicaba, Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência, entre outras entidades que atuam na área no Município. 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica que se apresenta com várias nuances e pode se manifestar de diferentes formas em cada pessoa. Dentre os sintomas, um deles é a interação social. Devido à dificuldade de concentração, hiperatividade, sensibilidade auditiva e visual e a necessidade de permanecer sentado por longo tempo, para alguém diagnóstico com TEA ir ao cinema acaba se tornando uma tarefa difícil.

O resultado é que muitas famílias de pessoas com transtorno do espectro autista deixam de ir ao cinema, uma vez que o ambiente escuro e o som alto incomodam. O PL 11/2020 vem com a proposta de trazer inclusão, criando uma sessão adaptada de cinema para crianças, adultos e familiares que precisam dessa adaptação, garantindo assim o acesso à cultura.

ABRIL - Várias ações são realizadas neste mês em alusão à conscientização sobre o TEA. O vereador André Bandeira (PSDB) destaca o alcance da campanha que se estende ao longo de abril, como a solicitação para que sejam iluminados com a cor azul, símbolo da campanha, cartões-postais de Piracicaba, como a Estação da Paulista, a escultura do peixe na entrada da cidade pela rodovia Luiz de Queiroz, o monumento ao soldado na praça José Bonifácio e a ponte estaiada sobre o rio Piracicaba.

Até o fim deste mês, também está estendida uma longa faixa azul na frente da fachada do prédio principal da Câmara e um banner está disponiblizado no site oficial. O objetivo é lembrar a importância da data.

O vereador André Bandeira (PSDB) também é autor da lei municipal 7.857/2014, que instituiu a celebração do Dia da Conscientização do Autismo, sempre em 2 de abril, coincidindo com a data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007 e comemorada mundialmente. 

A reunião será aberta à participação do público, sendo que os interessados devem entrar na sala a partir deste link. Mais informaões podem ser obtidas no gabinete digital do vereador André Bandeira, pelo telefone 99925-2213 ou 3403-6511.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas