PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

23 DE AGOSTO DE 2021

Em visita, vereadora questiona sobre processamento do lixo


Vereadora Rai de Almeida esteve na Piracicaba Ambiental na última quinta-feira, 19 de agosto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Visita ocorreu na última quinta-feira (19)



Na última quinta, dia 19/08, a vereadora Rai de Almeida (PT) esteve no Ecoparque da Piracicaba Ambiental, acompanhada por Luiz Nunes, diretor operacional da Ambiental.

Nessa visita foram apresentados os diversos tipos de processamento do lixo, desde seu recebimento até as diferentes destinações dos materiais resultantes dos processos. De acordo com as informações apresentadas à vereadora, são recebidos por dia cerca de 400 toneladas de lixo para processamento, sendo que a estrutura disponível está preparada para receber até 1.000 toneladas dia.

Os materiais resultantes desse tratamento são diversos, desde Pet Cristal, Plástico Alta Densidade, Biogás (com destinação final a ser implantado), CDR – Combustível Derivado de Resíduos utilizados para alimentar caldeiras e fornos industriais, entre outros.

Rai questionou à Ambiental quanto à diminuição dos materiais recebidos pela Cooperativa Reciclador Solidário e que são oriundos da Coleta Seletiva. Segundo Luiz, há na cidade um problema em relação aos chamados “atravessadores” que coletam informalmente os recicláveis (muitos deles inclusive fazem descarte irregular dos materiais que não são por eles utilizados). Rai reforçou sua preocupação em relação a estes “atravessadores”, pois muitos não condicionam devidamente seu material e além disso,  muitos até exploram a mão de obra – conforme denúncias já recebidas em seu gabinete. Como encaminhamento a serem dados a esses questionamentos, ficou acertada a proposta de se realizarem encontros com o intuito de se abrir diálogo com os diferentes atores desse processo.

A necessidade de uma educação ambiental foi outro tema abordado. Luiz Nunes afirmou que a Ambiental tem como projeto a aproximação com alunos das redes públicas de ensino, com visitas e realização de palestras educativas. Nesse sentido, Rai reforçou a necessidade de o Poder Executivo criar políticas públicas voltadas a essa conscientização.

Foi destacado também o grave problema de descarte de entulho pela cidade. Rai apresentou uma demanda que vem se agravando em uma área verde no Bairro Chapadão e Luiz se comprometeu a fazer a limpeza do local. “Sabemos que essas limpezas são pontuais e emergenciais. É preciso que a comunidade se conscientize do problema que causa a si mesma, pois muitos são os próprios moradores da região”, apontou a vereadora.

Em relação aos ecopontos, a Ambiental informou que a recepção dos materiais não estava incluída no contrato inicial com a Prefeitura – e, por isso, esses materiais estavam sendo acumulados nos locais em questão. Mas, atualmente, esses materiais estão sendo recebidos no Ecoparque.

Por fim, foi informado à vereadora Rai que a Piracicaba Ambiental passou recentemente por uma reestruturação em sua diretoria, a qual se compromete a manter um diálogo constante. “Isso será importante, pois há muito a resolver ainda sobre a questão do lixo na cidade, ainda mais com a metropolização de Piracicaba que irá trazer novas demandas ao município e precisaremos acompanhar de perto”, disse Rai de Almeida.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Meio Ambiente Rai de Almeida

Notícias relacionadas