
29 DE AGOSTO DE 2013
Casa poupou R$ 1,06 em cada R$ 4 nas 48 licitações realizadas no 1º semestre do ano, o que corresponde a uma economia de 26,53%.
Câmara poupou R$ 334.474,88 no 1º semestre de 2013
A Câmara economizou R$ 334 mil em pregões presenciais no 1º semestre de 2013. Isso significa que, de cada R$ 4 que estavam reservados para a aquisição de produtos, equipamentos e serviços, R$ 1,06 foi poupado graças ao preço final obtido por meio dessa modalidade de licitação, em que a disputa pelo fornecimento dos itens é feita em sessão pública, através de propostas escritas e lances verbais dos interessados.
No total, a Câmara publicou 61 editais para a aquisição de produtos, equipamentos e serviços nos seis primeiros meses do ano. Porém, 13 desses processos não foram adiante, por não haver pelo menos dois concorrentes na disputa ––quando isso ocorre, diz-se que a licitação "fracassou".
Já entre os 48 pregões presenciais de fato realizados, a Câmara poupou 26,53% (o que corresponde a R$ 334.474,88) do total de recursos (R$ 1.260.601,58) que estavam previamente reservados em seu orçamento ––quatro dessas licitações, inclusive, superaram 50% de economia.
Um exemplo foi o pregão que envolveu a aquisição, a instalação e a retirada de divisórias de gabinetes, em que a Câmara conseguiu poupar 75,28% dos recursos que haviam sido reservados para a ocasião: o serviço saiu por R$ 10.500, R$ 31.980 a menos que os R$ 42.480 que o mercado cobra, em média, para realizá-lo.
Os editais abertos pela Câmara ficam sob os cuidados do setor de Contratos, vinculado ao Departamento Administrativo-Financeiro ––cuja diretora, Kátia Garcia Mesquita, é quem comanda os processos licitatórios. Para Kátia, a economia alcançada no 1º semestre de 2013 é resultado "da assertividade e do esforço" dos servidores que atuam na Casa na busca pela "economicidade [o mínimo custo possível] para o Poder Público".
"Tudo isso requer o envolvimento de uma equipe séria, dedicada, que se doa e está determinada a prestar esse bom serviço ao município. Os bons funcionários são esses, que sabem que fizeram o melhor que puderam. E eu acho isso muito honesto, muito digno, por parte dos servidores", analisa Kátia.