
05 DE OUTUBRO DE 2014
Cientistas políticos analisaram resultados; equipe acompanhou apuração no cartório
Pela primeira vez desde a sua criação, em 2003, a TV Câmara trouxe a apuração ao vivo dos votos em Piracicaba para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. A ação, integrada ao Departamento de Comunicação, pode ser acompanhada pelo canais 60.1 (UHF digital) e 8 (Net), além do site oficial e das redes sociais da Casa de Leis.
Os jornalistas Carlos Eduardo Gaiad e Marcelo Bandeira entrevistaram o economista Valdemir Pires, a socióloga Conceição Fornasari e o consultor em marketing político Victor Kraide Corte Real. Ele analisaram, entre outras coisas, os fatores que levaram Geraldo Alckmin a se reeleger para o governo paulista e o segundo turno entre Dilma Rousseff e Aécio Neves.
A transmissão no estúdio teve a participação do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), do vereador Pedro Cruz (PSDB) e do deputado estadual Roberto Morais (PPS), reeleito por Piracicaba com 133.575 votos, acompanhado do prefeito de São Pedro, Hélio Zanata.
No cartório eleitoral, um link ao vivo foi montado e o telespectador acompanhou o progresso da apuração, com informações do repórter Márcio Braga. A equipe também esteve nas ruas, nos períodos da manhã e tarde, e produziu reportagens para compor transmissão, que teve iniício às 17h e foi encerrada por volta das 21h30.
Como forma de atualizar o eleitor, o layout do site foi readequado especialmente para a ocasião, com atualizações fornecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Durante todo o dia, campanhas sobre a importância do voto foram postadas no Facebook e no Twitter.