
24 DE ABRIL DE 2018
Projeto de decreto legislativo aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
Homenagem será entregue pelo vereador Ronaldo Moschini
O laranjalense Mario Monteiro Terra receberá o Título de Cidadão Piracicabano por iniciativa do vereador Ronaldo Moschini da Silva (PPS). Projeto de decreto legislativo 20/2018, do parlamentar, foi aprovado nesta segunda-feira (23), durante a 22ª reunião ordinária.
Nascido em 22 de março de 1939, Mario é filho de Aracy de Moraes Terra e Zoraide Monteiro Terra. Casou-se em 1969 com Nilda Fillet Terra e tem os filhos Estela Mara e Maurício, além do neto Enzo Marco.
Tornou-se sócio do Lions Clube Piracicaba em 1972, na gestão do presidente José Mario de Lima Dantas. Assumiu a Assessoria de Esportes e Recreação do Distrito L5, em 1972, nomeado pelo governador Telemaco Paioli Melges. Implantou, em 1973, os Jogos Regionais do Distrito L5. Presidiu o Lions no biênio 1977–1978.
Durante sua gestão, incentivou o Banco de Olhos da Santa Casa de Piracicaba, coordenado por Ledardeth Consolmagno. Apoiou o professor Edmar José Kiehl na implantação do Zoológico Municipal e do Paraíso das Crianças.
Foi assessor de imprensa do Distrito L5, na gestão do governador Oswaldo Urbano, em 1981. Coordenou a fundação da Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba), juntamente com o idealizador rotariano Julio Lazaro Sierra. Colaborou com o projeto Catarata, executado pela Unicamp (Universidade de Campinas), sob supervisão de Newton Kara José e Nelson Pinotti.
Formou-se cirurgião-dentista em 1962, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Obteve o título de doutor na área de Farmacologia em 1983. No mesmo ano começou a trabalhar na Unicamp, em Campinas (SP), junto à reitoria, onde implantou o Centro de Saúde da Comunidade Universitária.
Recebeu a comenda Puente de Hermandade, em 1995, concedida pelo Lions Clube da Argentina. Aposentou-se em 2000, como coordenador de serviços sociais.