PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MARÇO DE 2020

Coronel Adriana pede instalação de câmeras de segurança em escolas


Moção de apelo foi aprovada nesta quinta-feira, na 9ª reunião ordinária de 2020.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Coronel Adriana ocupou a tribuna para discutir a moção de apelo de sua autoria






O crescente aumento da violência e a preocupação em garantir a segurança de professores e alunos motivaram a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), a pedir a instalação de câmeras da Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico) da Guarda Civil Municipal no perímetro de 13 escolas estaduais. A moção de apelo 33/2020 foi aprovada nesta quinta-feira (5), na 9ª reunião ordinária de 2020.

Desde o ano passado, a parlamentar busca aumentar a segurança escolar, com envio de requerimentos e realização de audiência pública, ocasião em que requisitou ao dirigente regional de Ensino, Fábio Augusto Negreiros, que todas as unidades a ele subordinadas preenchessem um questionário sobre violência e segurança nas escolas, o qual depois foi enviado ao gabinete da vereadora.

O documento, respondido por 44 das escolas públicas existentes no município, continha, entre outras coisas, questões sobre os dados da unidade, como funciona o controle de acesso de visitantes e alunos, se há monitoramento por vídeo e se existe iluminação pública no entorno das escolas.

"Detectamos que 13 escolas tinham problemas relacionados ao monitoramento por vídeo. Considerando que as aulas, em sua maioria, ocorrem em mais de um turno, o que faz com que a demanda de alunos seja alta, é necessário estabelecer uma sensação de tranquilidade às pessoas", afirmou a vereadora, na tribuna.

De acordo com ela, a utilização de câmeras de videomonitoramento é, comprovadamente, um dos meios mais eficientes para prevenção e controle patrimonial e pessoal. A Cemel é um grupamento cujas principais funções são acompanhar e dar apoio eletrônico em ocorrências e abordagens, coibir atos de vandalismo e inibir pessoas quanto a atitudes criminosas, em especial o tráfico de drogas.

Segundo dados do site da Guarda Civil Municipal, a Cemel monitora atualmente 125 câmeras, sendo 14 na área central, 77 nos bairros, duas no interior do Cemitério da Saudade, uma no elevador do Mirante, quatro na Casa do Artesão, duas na Secretaria Municipal de Educação e dez na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

"É nosso dever dar proteção e condição para que o jovem vá à escola no início da noite e possa retornar em segurança para sua casa. O monitoramento permitiria o rápido acionamento das equipes de policiamento, bem como o armazenamento de imagens que ajudariam na solução de crimes", reiterou a vereadora.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas