PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE OUTUBRO DE 2017

Coronel Adriana ministra palestra na Semana do Idoso


Vereadora falou sobre a necessidade de combater casos de violência contra idosos.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Coronel Adriana (PPS), a convite do presidente do Legislativo piracicabano, Matheus Erler (PTB), ministrou palestra, no último dia 3, durante a Semana do Idoso, abordando os casos de violência que vitimam a popullação dessa faixa etária. A apresentação ocorreu após a abertura da exposição fotográfica "Essências da Vida", produzida por profissionais e estagiários de fotografia do Departamento de Comunicação da Câmara.

Os convidados ––entre eles, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Negri, e o presidente da Câmara–– acompanharam a exposição de dados feita por Coronel Adriana. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada seis idosos sofre algum tipo de violência no mundo e, conforme o Disque 100, em 2015 o Brasil registrou, por dia, 171 denúncias de violência contra idosos.

Coronel Adriana conceituou a violência contra o idoso, listou seus diferentes tipos e disse que, em Piracicaba, as vítimas são essencialmente o público idoso feminino. Segundo a vereadora, a maioria dos casos acontece dentro das casas e, em 70% deles, o agressor tem algum tipo de relacionamento familiar com a vítima.

A parlamentar também falou dos crimes que mais vitimam os idosos, bem como as inovações do Estatuto do Idoso, traçando um paralelo entre ele e o Código Penal, explicitando o porquê de os idosos não denunciarem. Também ensinou como identificar quando um idoso está sendo vítima de violência e a identificação de um possível agressor.

"Iniciativas como essa são importantes para instruir pessoas sobre a necessidade de prevenir a violência contra idosos, que não é só física, mas também psicológica. Todos temos o dever de proteger e cuidar dessas pessoas com toda a gratidão e o respeito", argumentou Coronel Adriana.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Revisão:  Redação


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas